Ada Lovelace: conheça a 1° programadora da história!

Se eu te pedisse para nomear 10 cientistas homens, tenho certeza que você conseguiria pensar em 10 ou em quase 10. Agora, e se pedisse por 10 cientistas mulheres, quantas você conseguiria citar? Tendemos a pensar que as grandes descobertas cientificas foram feitas por homens, isso porque a ciência, a matemática e a lógica eram ensinadas nas universidades, onde as mulheres só puderam entrar anos depois. Mas as mulheres também são responsáveis por grandes avanços na ciência.
Quem é Ada Lovelace?
Augusta Ada Byron é o nome de batismo de Ada Lovelace. O nome Lovelace veio de seu casamento, em 1835, com o conde de Lovelace, passando ser a condessa de Lovelace. Ficando conhecida também como Ada Lovelace.
Ada foi a única filha legitima de Lord Byron um dos maiores poetas da língua inglesa. O poeta, ícone do romantismo, esperava ter um menino e acabou abandonando a família quando Ada era uma bebê. A mãe de Ada, Anne Isabella Byron era grande estudiosa da matemática. E fez com que sua filha se dedicasse à ciência desde muito jovem.
Ada e a programação
Por sua educação cientifica desde nova, Ada criou uma relação de amizade e trabalho com Charles Babbage, participando de seu projeto sobre a Máquina Analítica – evolução da Máquina Diferencial (que foi criada para executar e imprimir cálculos matemáticos).

Em 1843, ela traduziu um artigo do engenheiro militar italiano Luigi Federico Menabrea sobre a Máquina Analítica e complementou com um conjunto de sua própria autoria, que ela chamou de Anotações. As notas deixadas por Ada no texto têm mais conteúdo do que a tradução em si. Nessas anotações, ela criou um algoritmo que poderia fazer com que a Máquina Analítica computasse uma série de números complexos, conhecidos como princípio de Bernoulli. Em outras palavras: Lovelace escreveu o primeiro programa de computador do mundo.
Ada faleceu em 1852 aos 36 anos. Apesar dos seus feitos, o trabalho de Ada não foi reconhecido em vida. Seu reconhecimento como pioneira da computação só surgiu após Alan Turing , conhecido como “o pai da computação moderna” ter feito referência a seu trabalho.
Curiosidades
Em 1979, o departamento de defesa dos Estados Unidos nomeou um código de linguagem como “Ada”, em sua honra. E, desde 2009, todo dia 15 de outubro é comemorado o Ada Lovelace Day para incentivar mulheres na ciência.
Referências: