Exposição no MAST – “3D: Imprimindo o futuro”

“A exposição 3D: Imprimindo o Futuro une inovação e criatividade, permitindo com que os visitantes conheçam de perto o funcionamento das impressoras tridimensionais e tenham a possibilidade de criar seus próprios objetos.”

Desde março desse ano, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) conta com uma exposição composta por mais de 100 peças feitas utilizando a tecnologia de impressora 3D. A exposição 3D: Imprimindo o Futuro veio direto de Londres resultado de uma parceria com o Science Museum e outros institutos brasileiros.

Reprodução do rosto de Santo Antônio feita a partir de estudos da Universidade de Pádua, na Itália.

As peças foram impressas a partir de pesquisas científicas desenvolvidas em diversos institutos de ponta. Além das peças, os visitantes terão acesso a vídeos mostrando o processo de criação de modelos tridimensionais e a opinião de cientistas e engenheiros sobre as aplicações atuais da tecnologia e suas possibilidades futuras.

A tecnologia de impressão 3D foi o assunto central na reportagem da semana passada do Jornal Nacional sobre inovação no Brasil e trazia suas aplicações na área de medicina. Uma delas é a criação de modelos de medicina fetal no Instituto Nacional de Tecnologia que permite identificar problemas no desenvolvimento do feto. Na área da engenharia, a tecnologia é aplicada na produção de peças que permite diminuir seus custos. Enfim, as possibilidades de soluções criadas por meio destas impressões têm sido aliadas ao desenvolvimento em vários setores e a imaginação é o limite.

Portanto, a exposição 3D: Imprimindo o Futuro é uma grande oportunidade para apreciar essa tecnologia que está, aos poucos, gerando avanços nas ciências, nas artes, na indústria, na medicina, na engenharia e em diversas outras áreas. Vale a visita.

Valor: Entrada Gratuita.

Endereço: Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão, Rio de Janeiro.

Horários:

  • Terça à sexta: 9h às 17h
  • Sábado: 14h às 19h
  • Feriados: 14h às 18h.

A mostra ficará em cartaz até 31 de janeiro de 2018.


Referência

Museu de Astronomia e Ciências Afins. 3D: Imprimindo o futuro. 2017

Jornal Nacional. Série do JN sobre inovação mostra que futuro chegou e até já passou. 2017

Deixe seu comentário