História da Ciência em Quadrinhos: O uso de HQ’s na divulgação da ciência

A história em quadrinhos, “Astronomia & Mecânica Clássica”, do projeto “História da Ciência em Quadrinhos” foi lançado na semana passada (31 de agosto) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde o projeto é desenvolvido por professores e alunos. O intuito do projeto é criar recursos didáticos lúdicos para divulgar a ciência, focando num público de crianças e jovens.

O projeto teve início em 2013, quando as histórias eram publicadas online. Porém, como o objetivo do projeto é utilizar as histórias em quadrinhos na complementação do ensino de ciências nas salas de aula, pensou-se em fazer a HQ em formato impresso para serem doados às escolas públicas. “Bem, nem todos os alunos tem acesso a conteúdo digital, mesmo hoje em dia. O formato impresso, quando usado pelos professores como forma de apoio, tem como objetivo abranger todas as classes sociais”, afirma Tiago Lima, um dos coordenadores do projeto.

A narrativa das histórias em quadrinhos, em linguagem simples e divertida, pode ser usada para atrair o interesse dos alunos nas matérias relacionadas às ciências e, nesse caso, física e matemática, já que a história fala sobre Galileu Galilei, grande cientista do século XVII. Em uma mistura de história e ficção, os alunos estarão conhecendo esse universo incrível, onde as estrelas centrais são os cientistas e suas descobertas.

Volume I, “Astronomia & Mecânica Clássica”, da série “História da Ciência em Quadrinhos”. Foto: Facebook @hqciencia

Astronomia & Mecânica Clássica: Galileu Galilei e viagens no tempo

O enredo da HQ é uma mistura de entretenimento e aprendizado. Conta com inúmeras referências à cultura POP, como Doctor Who, De Volta Para o Futuro e O Guia do Mochileiro das Galáxias, o que também pode atrair e chamar a atenção do público que gosta de temas mais fantasiosos.

“Astronomia & Mecânica Clássica” é o primeiro volume da série de HQ “História da Ciência em Quadrinhos”. A história começa quando Galileu é sequestrado por Izzy, um viajante do espaço-tempo, e levado para o futuro numa máquina do tempo (uma geladeira velha, chamada Marvin) que foi criada por Izzy e Lis, dois jovens cientistas.

A história é bem desenvolvida desde o primeiro capítulo e conta com ótimas ilustrações. Para a HQ chegar até o lançamento, os coordenadores fizeram uma campanha de financiamento coletivo, no final de 2016, para imprimir a primeira tiragem. O financiamento gerou o suficiente para imprimir 600 exemplares do primeiro volume que serão doadas para escolas e bibliotecas. Alguns dos apoiadores do projeto obtiveram pacotes com várias HQ’s, destinadas também para doação, totalizando 330 exemplares.

Volume I, “Astronomia & Mecânica Clássica”, da série “História da Ciência em Quadrinhos”. Foto: Facebook @hqciencia

O volume II da “História da Ciência em Quadrinhos” já foi pensado, porém, ele vai passar por toda uma reformulação e seu roteiro será re-escrito. “Pensamos em Termodinâmica, mas até este tema pode mudar durante a reformulação”, avisa Camila Araújo, ilustradora do projeto. Questionada sobre o futuro do projeto, Camila diz que não existe limite. Enquanto a ideia der certo e tiver aceitação do público e das escolas, o projeto vai ser levado adiante. “Assim, pode ser que cada volume passe por uma etapa da História da Ciência, cronologicamente, até os dias atuais”, finaliza.

Como obter um exemplar?

O exemplar impresso de “Astronomia & Mecânica Clássica” só será entregue aos apoiadores que financiaram o projeto através do Catarse. Após a entrega, todos os exemplares que sobraram serão doados para escolas e bibliotecas. “Ainda estamos enviando as recompensas. Só depois que tivermos todas elas destinadas, vamos avaliar quantas sobraram e separar as que serão doadas”, diz Camila.

Entretanto, a equipe avalia uma forma de viabilizar uma reimpressão e dar uma oportunidade àqueles que não participaram do financiamento à obter um exemplar.

Se você quer ler o primeiro capítulo de “Astronomia & Mecânica Clássica”, clique aqui.

A equipe do projeto “História da Ciência em Quadrinhos” é formada, atualmente, pelos ilustradores Breno Barbosa, Camila Araújo e Josiane Ferreira, pela roteirista Larissa Perdigão e coordenado pelos professores Sávio Corrêa e Tiago Lima, da UFOP, que também são responsáveis pelo roteiro. Apesar de o processo criativo ser desenvolvido por toda a equipe, o volume “Astronomia e Mecânica Clássica” foi escrito por Tiago Firmo e ilustrado pela Camila Araújo.


História da Ciência em QuadrinhosUniversidade Federal de Ouro Preto

Deixe seu comentário