Retomada do Ciência às Seis e Meia/SBPC com o professor Henrique Lins de Barros

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de divulgação científica voltada para o grande público que se deu início nos anos 80 com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na regional do Rio de Janeiro. Com o objetivo de aumentar o contato entre os cientistas e a população, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SPBC) sempre traz temas atuais do mundo das ciências biológicas, exatas e humanas para serem discutidos com o público em apresentações com linguagem acessível.

Desde seu início, o Ciência às Seis e Meia tem indo e vindo em suas temporadas. Sem atividade desde 2013, a atual gestão da SBPC/RJ, secretariado pelo professor Leandro Lobo, irá retomar as palestras para o ano de 2018.

O ano começa com a palestra do pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Henrique Lins de Barros, no dia 17 de janeiro no Fórum de Ciência e Cultura/UFRJ. Com o título de sua apresentação “Fazer Ciência, Divulgar Ciência: dois desafios”, o prof. Henrique irá abordar a atual situação da ciência no Brasil e o papel da divulgação científica em tempos de cortes.

“No ano em que a SBPC estará comemorando os seus 70 anos, falar sobre a prática científica e sua divulgação é oportuno. Na apresentação veremos que o Brasil tem uma significativa participação no cenário mundial com a publicação de um bom número de trabalhos e contribuições científicas. E que vários programas de divulgação de ciência são realizados. Mas a penetração na sociedade muitas vezes esbarra com a dificuldade da linguagem a ser adotada.

Um exemplo que pretendo usar é o de Santos Dumont, nome conhecido por grande parte das pessoas, mas ainda não compreendida sua contribuição para o século XX”, nos antecipa o professor Henrique.

O Ciência às Seis e Meia ocorre toda primeira quarta-feira do mês de forma gratuita. Porém, excepcionalmente em janeiro, irá acontecer no dia 17 de janeiro.

 

Ciência às Seis e Meia

“Fazer Ciência, Divulgar Ciência: dois desafios” com Henrique Lins de Barros, pesquisador titular do CBPF

Dia 17 de Janeiro às 18h30

Local: Fórum de Ciência e Cultura – Salão Centro Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)

Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo

 

 

O Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Conta ainda com o apoio do Fórum de Ciência e Cultura e o portal de divulgação científica A Ciência Explica.


Biografia

HENRIQUE LINS DE BARROS é doutor em física e pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/CNPq). Especialista em biofísica internacionalmente, é respeitado por seus estudos com seres vivos em campos magnéticos.

Foi diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), chefe do Museu do Meio Ambiente, coordenador de projetos de divulgação científica e da série Ciência e Cultura da Zahar Ed e curador das exposições Quatro Cantos de Origem no MAST. É membro honorário da Red-Pop e do Conselho Superior do INCAER.

Possui diversas publicações na área de divulgação da ciência, escreveu diversos livros sobre ciência, sendo três deles sobre a vida e a obra de Santos Dumont. Dirigiu e roteirizou vídeos de divulgação científica e roteirizou o documentário longa metragem Santos Dumont, o homem pode voar (de Nelson Hoineff).

Recebeu a Comenda Nacional do Mérito Científico, a Medalha 20 anos da Ciência Hoje, a Ordem do Mérito Aeronáutico, entre outras.

Deixe seu comentário