Ciências às Seis e Meia – O futuro do transporte: veículos de levitação magnética

A qualidade de vida nas grandes cidades é afetada todos os dias por longos engarrafamentos. Além de prejudicar a mobilidade da população, a maior parte dos veículos também estão presos no sinal vermelho da sustentabilidade, aumentando a poluição do ar.

Na próxima edição do Ciências às Seis e Meia, dia 4 de julho, às 18h30, o pesquisador Richard Stephan abordará os veículos de transporte urbano por Levitação Magnética (MagLev) e discutirá como eles podem solucionar problemas de transporte nas cidades.

Na palestra, Stephan, que é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ, também apresentará diferentes métodos de Levitação Magnética empregados para transporte e os principais projetos em operação no mundo. Um destaque será dado ao projeto MagLev-Cobra, desenvolvido pela UFRJ e em operação experimental desde outubro de 2015, já tendo transportado cerca de 10 mil visitantes. Por fim, as vantagens da Levitação Magnética em comparação ao tradicional sistema Roda-Trilho, bem como uma comparação entre as técnicas de levitação, também serão debatidas com o público participante.

Dr. Richard Stephan apresentando o MagLev-Cobra em uma das visitas abertas ao público. Fonte: COPPE/UFRJ

Stephan tem larga experiência em projetos de levitação magnética. Membro do IEEE, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, que reúne os principais especialistas nesse campo em todo o mundo, ele também é pesquisador sênior do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

O evento é gratuito e emite certificados digitais de participação. As inscrições para assistir a palestra são realizadas pelo site do Museu do Amanhã.

 

Ciências às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de grandes cientistas aberto para todos que gostam de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Promovido há mais de vinte anos pela SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 2018 o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre toda primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia. O projeto também conta com a parceria do site de divulgação científica A Ciência Explica.

 


Texto escrito pela equipe do Museu do Amanhã.

Deixe seu comentário