Livro retrata impactos da gripe espanhola no Rio de Janeiro

Papel do cientista Carlos Chagas na resposta à gripe espanhola é relatado em livro sobre grande pandemia de influenza, que completa um século em 2018. Obra está disponível para download gratuito
A maior pandemia causada por vírus Influenza dos últimos tempos foi registrada há cem anos: a gripe espanhola, que assolou a Europa e chegou a atingir diversos países, incluindo o Brasil, dizimou entre 20 e 40 milhões de pessoas, segundo a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os impactos para o Estado do Rio de Janeiro e a resposta ao problema – que envolve o cientista Carlos Chagas – estão descritos no livro ‘A virologia no Estado do Rio de Janeiro: uma visão global’, de autoria dos pesquisadores Hermann Schatzmayr, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), e Maulori Cabral, [do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes] na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A publicação, que teve sua segunda edição publicada em 2012, está disponível para download gratuito [confira o capítulo sobre a gripe espanhola a partir da página 57]. Falecido em 2010, Hermann Schatzmayr foi um dos expoentes da virologia brasileira.

Outras epidemias
Após o episódio da gripe espanhola, outras pandemias surgiram no mundo, com menor gravidade, dentre elas a gripe asiática (1957), causada pelo vírus Influenza A (H2N2), e a gripe de Hong Kong (1968), ocasionada pela cepa Influenza A (H3N2). A pandemia registrada em 2009 também teve como agente uma variante do vírus H1N1, tecnicamente chamado Influenza A(H1N1)pdm09. A principal hipótese sobre a origem do vírus que concentrou a atenção global em 2009 é de que a cepa tenha se originado a partir de um patógeno animal, que, após mutações, se tornou capaz de infectar pessoas. A pandemia levou à morte entre 151 e 575 mil pessoas em todo o mundo, de acordo com um estudo publicado por pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, no periódico científico The Lancet Infectious Diseases, em 2012.
Sobre a publicação
O livro ‘A virologia no Estado do Rio de Janeiro: uma visão global’ apresenta uma perspectiva global e histórica desse campo de pesquisa no Estado, ao longo de mais de um século. A publicação descreve a atuação de instituições do Estado que realizam pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção de fármacos e outros produtos para tratamento e controle de viroses. A obra pode ser acessada online gratuitamente.
Comunicação/Instituto Oswaldo Cruz | Reportagem: Lucas Rocha | Edição: Raquel Aguiar | 28/06/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação/Instituto Oswaldo Cruz) .