Domingo com Ciência na Quinta

Vamos celebrar no dia 8 de julho (domingo), a partir das 10 horas da manhã, na frente do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista, o Dia Nacional da Ciência, Dia Nacional do Pesquisador, os 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e os 200 anos do Museu Nacional.

 

No evento, Domingo com Ciência na Quinta, haverá uma feira de ciências com muitos experimentos e exposições, e com atividades tais como: Pintando o cérebro; Que micróbio você é?; Observação do Sol; O mosquito da dengue e da Zika; A saúde bucal entre muitas outras. Além disso, teremos apresentações musicais com rappers e samba com integrantes da Bateria da Beija-flor, teatro infantil, e pintaremos juntos temas científicos.

 

O evento também será uma manifestação da comunidade científica e acadêmica e da sociedade como um todo, por mais recursos para ciência, tecnologia e educação no país, e em particular no Estado do Rio de Janeiro.

 

Compareçam, tragam seus filhos e seus pais, convidem os amigos!!!
As atividades serão ao ar livre das 10 às 14 horas.
Domingo, dia 08 de julho, em frente ao Museu Nacional, que terá entrada gratuita.

– Qual a expectativa para o evento?
Esperamos mostrar para a sociedade, por meio de exposições científicas, como a ciência está presente no nosso dia a dia bem como a sua ligação com a arte e a música

 

– Quais as principais reivindicações do grupo?

A SBPC e as outras entidades científicas vêm atuando junto ao governo federal e ao Congresso Nacional na tentativa de reverter a situação dos cortes drásticos de recursos para investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em 2017, visando ainda o orçamento de 2018. Ainda que tenhamos alcançado um êxito parcial, o orçamento para este ano continuou com valores muito baixos. Em fevereiro de 2018 houve um contingenciamento de 10% e, em junho, com a medida provisória 839/2018, mais recursos foram cortados desta área. Isto faz com que tenhamos para investimento em CT&I cerca de 3,4 bilhões de reais, aproximadamente um terço do que se tinha há oito anos atrás, e isto sem contarmos a desvalorização de nossa moeda. Ou seja, a situação é trágica para CT&I. Programas, editais,bolsas, projetos de pesquisa e outras iniciativas do CNPq e Finep (e também da Capes), além dos institutos de pesquisa, universidades e empresas tecnológicas, serão profundamente afetados.

A situação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa também foram afetadas. No Estado do Rio de Janeiro, a Faperj teve uma grande redução orçamentária. Estas decisões governamentais confirmam a existência de uma política de desvalorização e dedes monte da ciência e tecnologia do país. Neste cenário, o desestímulo entre os jovens pesquisadores crescerá muito. De fato, a chamada fuga de cérebros já começou e a tendência é aumentar se o quadro não for revertido. Todos os países que possuem um programa público e consistente de investimento em CT&I cresceram, não apenas do ponto de vista econômico, mas na qualidade de vida de seus cidadãos. Além disso, nestes países CT&I representa um dos pilares de soberania nacional. Portanto, um país sem um Política de Estado com forte incentivo à Ciência e à Tecnologia não alcançará um grau de desenvolvimento social compatível com cidadania plena.

Por isto, vamos repetir com força no dia 08 de julho: “Ciência não é gasto, é investimento!”

 

– Que entidades irão participar do Domingo com Ciência na Quinta?
SBPC, ADUFRJ, ASFOC-SN, ASDUERJ, ASCON, ANPESQ, ANPG, ADUFF, MN, UEZO, FIOCRUZ, UFRJ, UERJ,UFF, PUC-Rio, CBPF, MAST, ON, Espaço Ciência Viva, CECIERJ, Sociedade Brasileira de Parasitologia, Fundação Roberto Marinho.

 

– Quando, e em que lugar ocorrerá o evento?
Domingo, dia 08 de julho, a partir das 10 horas, em frente ao Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, que neste dia terá entrada gratuita.

 

Ana Tereza Vasconcelos – Conselheira da SBPC
Ildeu de Castro Moreira – Presidente da SBPC

Apoiadores do A Ciência Explica

Leandro Lobo

Tamires Gerhardt

 

Obrigado por apoiarem nosso site através do financiamento coletivo!

Deixe seu comentário