Ciências às Seis e Meia | Antropoceno: um novo tempo para um novo mundo

O que é Antropoceno? Quais os impactos das ações do homem no planeta Terra? 

Na próxima edição do Ciências às Seis e Meia, que acontece dia 1 de agosto, às 18h30, no Observatório do Amanhã, Museu do Amanhã, serão discutidas as diferentes abordagens para identificar o início do Antropoceno e as evidências de que, desde o ponto de vista da química, da biologia e das ciências ambientais, estamos em um novo tempo, diferente do Holoceno.

Para falar sobre essa nossa época geológica em que estamos vivendo, convidamos a professora, pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Química Atmosférica e Poluição na UFRJ, Graciela Arbilla de Klachquin.

Nas últimas décadas, o homem tem se convertido em uma força geológica, competindo com as forças naturais no impacto e modificação do sistema Terra. O termo Antropoceno foi proposto pelos cientistas Paul Crutzen e Eugene F. Stoemer, em 2000, para descrever esse novo tempo e enfatizar o papel preponderante do homem na geologia e na ecologia.

Não há dúvidas de que o homem tem modificado o Planeta de uma forma inequívoca e, em alguns casos, irreversível e que os conceitos do Holoceno não podem mais ser utilizados para descrever as tendências das variáveis químicas e biológicas e o futuro do sistema Terra como um todo. O amanhã depende, em grande medida, das ações para otimizar a relação do homem com o meio ambiente.

Ciências às Seis e Meia
O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ano de 2018, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.

 

Antropoceno: um novo tempo para um novo mundo

Data: 01 de agosto às 18h30

Local: Museu do Amanhã, Centro do Rio de Janeiro

Inscrições gratuitas pelo site do Museu do Amanhã

 

 

 


Apoiadores do A Ciência Explica

Leandro Lobo

Tamires Gerhardt

 

Obrigado por apoiarem nosso site através do financiamento coletivo!

Deixe seu comentário