8ª Semana de Graduação em Biofísica da UFRJ: Ciência Além dos Seus Limites

A Semana de Graduação em Biofísica da UFRJ tem o intuito de discutir temas que abrangem variadas áreas da ciência, incluindo neurociência, imunologia, biofísica ambiental, biotecnologia, bioinformática, biofísica molecular e divulgação científica

 

A Semana de Graduação em Biofísica da UFRJ é uma iniciativa dos alunos e tem como finalidade apresentar e discutir os estudos de pesquisadores renomados do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e de outras Instituições para os graduando.  Para isso, os alunos organizadores trazem palestras que abrangem variadas áreas da ciência, incluindo neurociência, imunologia, biofísica ambiental, biotecnologia, bioinformática, biofísica molecular e divulgação científica.

Este ano, o tema da 8ª Semana de Graduação em Biofísica será “Ciência Além dos Seus Limites” e buscam debater as pesquisas de ponta que o Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, vem realizando com impacto sobre o mundo, além de homenagear pesquisadores que marcaram a história e que, por consequência de seus trabalhos, estão presentes em nossas vidas cotidianamente.

A abertura da Semana de Graduação em Biofísica fica por conta da mesa-redonda “Evolução do pensamento científico”, onde os pesquisadores Dr. Marcos Raposo (Museu Nacional), Dr. Francisco Rômulo (Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis – IBqM) e Dra. Viviane Mosé (Oficina Pensamento) com mediação da Dra. Sonia Vasconcelos (IBqM) pretendem estimular uma reflexão de como chegamos ao estado atual do pensamento científico, a que caminhos isso nos leva e se há outras formas de pensar e fazer ciência.

Outras atrações ficam por conta da apresentação da Dra. Gabriela Nestal (INCA), ganhadora do prêmio Para Mulheres na Ciência/2017, que estuda a resistência ao tratamento de câncer de mama em alguns pacientes; da Dra. Fernanda Cruz (IBCCF) com a palestra “Construindo pulmões in vitro: ficção ou realidade?”; e das diferentes oficinas em biotecnologia, divulgação científica, modelagem molecular e ecotoxicologia.

O evento será realizado entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro de 2018 de 09h às 16h no Auditório Herta Meyer do IBCCF com inscrições gratuitas. A 8ª Semana de Graduação em Biofísica está sendo organizada pelos alunos Beatriz Souza,  Mariana Lattanzi e Vinícius Valentino com coordenação do prof. Gilberto Weissmuller e da técnica Janaína Oliveira Caetano. O evento ainda conta com o patrocínio de Thorlabs e Bioforense Cursos e com o apoio do CRBio-02, Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoEspaço Memorial Carlos Chagas Filho e o site A Ciência Explica.

Para saber mais, acesse o site da 8ª Semana de Graduação em Biofísica da UFRJ e a página no Facebook, as inscrições ainda estão abertas!

Alunos da graduação responsáveis pela organização da 8ª Semana de Graduando em Biofísica da UFRJ. Da direita para a esquerda, Beatriz Souza,  Vinícius Valentino e Mariana Lattanzi.

O curso

O Bacharelado em Ciências Biológicas – Biofísica é um curso que visa integrar diferentes áreas do conhecimento para a formação de cientistas que possam compreender fenômenos e responder perguntas do mundo subatômico ao universo. Criado em 2005, alunos do curso tem disciplinas de bioinformática, física, química, biologia e biotecnologia, com o objetivo de formar graduados com capacidade de participar de projetos na área de pesquisa básica ou de atuar no desenvolvimento de novas tecnologias.


Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Luiz Figueira

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Deixe seu comentário