5 livros que inspiram: #MulheresNaCiência

Essa semana foi comemorado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, no dia 11 de fevereiro, data instaurada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela Organização das Nações Unidas Mulheres (ONU) em 2015.

A ideia central da data é incentivar a entrada igualitária de meninas e mulheres nas diversas áreas científicas, pois atualmente as mulheres compõem apenas 28% dos pesquisadores do Mundo [1].

Pensando em relembrar as conquistas de mulheres cientistas, conhecidas ou desconhecidas, juntamos alguns livros sobre suas contribuiram para a ciência. Esperamos que essas leituras sirvam de inspiração para mulheres e crianças, dando a elas nomes para se inspirarem.


1. Wonder Women – 25 Mulheres Inovadoras, Inventoras e Pioneiras que Fizeram a Diferença

Pense no quanto alguém é capaz de alcançar quando tem à disposição todos os recursos e o apoio de que precisa para desenvolver plenamente suas habilidades. Agora pense no quão especial alguém deve ser para conseguir os mesmos resultados quando nada ao redor conspira a seu favor.

Em “Wonder Women”, o leitor conhecerá mulheres além de seu tempo. Pessoas brilhantes que se recusaram a se acomodar no papel de coadjuvantes e foram à luta, tornando-se protagonistas de sua própria vida.

Cientistas, engenheiras, matemáticas, aventureiras e inventoras cujos feitos mudaram os rumos da história.

2. Mulher faz Ciência: dez cientistas, muitas histórias

Mulheres de diferentes faixas etárias e classes sociais, separadas, às vezes, por grandes distâncias geográficas, pesquisadoras de diversas áreas: Biologia, História, Ciência da Computação, Física, Técnico em Meio Ambiente, Urbanismo, Arquitetura, Astronomia, Vulcanologia e muito mais.

Este e-book gratuito apresenta uma pequena amostra das outras centenas delas que contribuem para o desenvolvimento científico no Brasil. Elas provam que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive nas ciências.

Leia, inspire-se e compartilhe!

3. Mulheres na Física: Casos Históricos, Panorama e Perspectivas

Este livro tem como objetivo prover subsídios para o debate sobre o fazer ciência e o gênero, não somente junto à comunidade da física e áreas afins, mas também com as gerações de jovens ainda no ensino médio.

O texto, além de trazer uma avaliação quantitativa da situação atual sobre a participação de mulheres em física, descreve a vida de mulheres, fisicistas notáveis, com destaque a participação de mulheres pioneiras para a física no Brasil.

4. As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo

Recheado de ilustrações encantadoras, As cientistas destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo, além de trazer infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado.

Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas, como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras nem tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.

As Cientistas celebra as realizações das mulheres sem medo que abriram o caminho para a próxima geração de engenheiras, biólogas, matemáticas, médicas, astronautas, físicas e muito mais!

5. Grandes Mulheres que Mudaram o Mundo

Capa do Livro Grandes Mulheres que mudaram o Mundo, escrito por Kate Pankhurst. Fundo amarelo com desenho de mulheres espalhado pela capa.

Seja qual for o seu sonho: persiga-o. Desde a primeira infância é importante despertar na criança a sensação de segurança, de modo que ela possa acreditar em si mesma e em seus sonhos, e que verdadeiramente eles são possíveis e alcançáveis.

Grandes mulheres que mudaram o mundo não é um livro somente sobre cientistas, é uma introdução perfeita ao universo de incríveis heroínas, que seguiram seus talentos e seus sonhos e ajudaram a moldar o mundo em que vivemos; além de ser uma poderosa ferramenta para pais e educadores, que mostra aos pequenos leitores como se tornarem protagonistas de sua própria história.

Cada uma dessas mulheres é fonte de inspiração para diferentes áreas do conhecimento e da vida. Aproveite essas histórias e descubra o que você também pode fazer para mudar o mundo.

Referências

[1] ONU Mulheres Brasil. Mulheres são apenas 28% das pesquisadoras em todo o mundo

Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Gabriel Siqueira
  3. Carlos Eduardo da Silva

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Deixe seu comentário