Microbiota na Placenta: O começo de tudo? – Microbiando

Estamos de volta para a temporada 2019 com o episódio #16 do Podcast Microbiando, o podcast que traz as novidades do mundo da Microbiologia e Imunologia para vocês!

Como esse é o primeiro episódio do ano de 2019, pensamos em falar sobre coisas novas em nossa vida. E nada mais novo que a placenta.

Vocês sabiam que órgãos antes considerados estéreis estão sendo analisados como novas técnicas e se discutindo a possibilidade de serem colonizados por microrganismos?

Esse é o caso da placenta e por isso surgem alguns questionamentos: será que a placenta tem uma microbiota? E será que essa microbiota pode interferir na futura microbiota do bebê? Indo além, será que ela possui um papel no desenvolvimento de uma resposta imune?

Só ouvindo esse episódio para descobrir!

No Microlitros de Notícias, o Michel Leon traz uma matéria escrita por Dener Oliveira relacionando a suplementação de vitamina B12 com o aparecimento de acne e a Thais Pessanha fala sobre a utilização de um consórcio microbiano na degradação de um agrotóxico no solo.

Na Filogenia da Ciência, a Úrsula Lopez vai nos contar sobre Bertha Lutz e suas conquistas na política.

O nosso calouro Gabriel vai no laboratório da Profa. Maria do Carmo Freire em busca de estágio e conversa um pouco mais sobre a atuação do Laboratório de Genética Molecular.

Referências

2014. Kjersti Aagaard, Jun Ma, Kathleen M. Antony, Radhika Ganu, Joseph Petrosino and James Versalovic. The Placenta Harbors a Unique Microbiome

2017. Maria Elisa Perez-Muñoz,Marie-Claire Arrieta,Amanda E. Ramer-Tait andJens Walter. A critical assessment of the “sterile womb” and “in utero colonization” hypotheses: implications for research on the pioneer infant microbiome

2015. Dezhi Kang, Baochen Shi, Marie C. Erfe, Noah Craft and Huiying Li. Vitamin B12 modulates the transcriptome of the skin microbiota in acne pathogenesis

2018. Xihui Xu, Raphy Zarecki, Shlomit Medina, Shany Ofaim, Xiaowei Liu, Chen Chen, Shunli Hu, Dan Brom, Daniella Gat, Seema Porob, Hanan Eizenberg, Zeev Ronen, Jiandong Jiang & Shiri Freilich. Modeling microbial communities from atrazine contaminated soils promotes the development of biostimulation solutions

2001. Berta Lutz. Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV.

Itamaraty. Bertha Lutz.

2018, Mirian Lopes. Mulheres na História – Bertha Lutz. Arquivo Nacional.

Sobre o Podcast Microbiando

A ideia do Microbiando é discutir artigos científicos de ponta em todas as áreas da microbiologia e imunologia. Vamos utilizar uma linguagem bem acessível para destrinchar esses artigos para vocês, mas sem perder o rigor científico e analítico necessário para essa tarefa.

Além de discutir artigos nós teremos o quadro Microlitros de Notícias, onde nossos microbiologistas e imunologistas de plantão irão abordar pequenas reportagens e trazer novidades para vocês. No quadro filogenia da Ciência vamos contar um pouco sobre a vida de grandes personalidades que revolucionaram a Microbiologia e Imunologia com suas descobertas.

Você pode nos ouvir no Spotify, Google Podcast, Player FM, Podcast Addict, CastBoxBlubrry PodcastingiTunes e outros agregadores de podcasts.

Contatos

E-mail: microbiando@micro.ufrj.br

Expediente

• Produção Geral: Rosana Ferreira
  • Hosts: Rosana Ferreira
  • Equipe de Pauta/Gravação: Adriana Cabanelas, Ana Carolina Oliveira, Gabriel Martins, Vitória Fernanda, Letícia Barcellos, Juliana Echevarria, Michel Leon, Rosana Ferreira, Sidcley Lyra, Úrsula Lopes
  • Edição: Hugo Marins/NNOTEM (Núcleo de Novas Tecnologias e Mídias/IBCCF)
  • Trilha Sonora: Daniel Vasquez

O podcast Microbiando tem o apoio do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos da UFRJ. Além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Sociedade Brasileira de Imunologia, da Sociedade Brasileira de Microbiologia, da Sociedade Brasileira de Virologia, do Marketplace iBench e do site de divulgação científica A Ciência Explica.

Apoiadores do A Ciência Explica

1. Leandro Lobo
  2. Gabriel Siqueira
  3. Carlos Eduardo da Silva

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

1 thought on “Microbiota na Placenta: O começo de tudo? – Microbiando

1. Bom dia
    Informações muito pertinentes , parabéns pela iniciativa
    Fico à disposição para o q necessitarem
    Sou pesquisador ferrenho em relação à microbiota venho estudando há 06 anos e estou montando um grupo de pesquisa junto à fiocruz se quiserem participar sempre bem vindo !
    Sugiro ficarem mais relaxados ao fazer as Gravações e não lerem muito textos prontos