Biopesticidas afetam o “cara-crachá” das abelhas – Microbiando

Estamos chegando no episódio 20 do Podcast Microbiando, numa data especial. Hoje completamos 1 ano de podcast Microbiando! Obrigado ouvintes que nos apoiaram durante esses 20 episódios!

O artigo escolhido fala sobre como as abelhas estão sendo afetadas pelo uso de biopesticidas no campo.

No microlitros de notícias, Gustavo Meira nos traz um estudo que aborda a hipótese do DNA ter surgido antes da vida, será? E João Victor vai nos contar como a colina-acetiltransferase tem uma função crucial na infecção viral.

Sobre o Podcast Microbiando

A ideia do Microbiando é discutir artigos científicos de ponta em todas as áreas da microbiologia e imunologia. Vamos utilizar uma linguagem bem acessível para destrinchar esses artigos para vocês, mas sem perder o rigor científico e analítico necessário para essa tarefa.

Além de discutir artigos nós teremos o quadro Microlitros de Notícias, onde nossos microbiologistas e imunologistas de plantão irão abordar pequenas reportagens e trazer novidades para vocês. No quadro filogenia da Ciência vamos contar um pouco sobre a vida de grandes personalidades que revolucionaram a Microbiologia e Imunologia com suas descobertas.

Você pode nos ouvir no Spotify, Google Podcast, Player FM, Podcast Addict, CastBoxBlubrry PodcastingiTunes e outros agregadores de podcasts.


Contatos

E-mail: microbiando@micro.ufrj.br


O podcast Microbiando tem o apoio do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos da UFRJ. Além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Sociedade Brasileira de Imunologia, da Sociedade Brasileira de Microbiologia, da Sociedade Brasileira de Virologia, do Marketplace iBench e do site de divulgação científica A Ciência Explica.


Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Gabriel Siqueira
  3. Carlos Eduardo da Silva
  4. Masashi C. Inoue
  5. Celia Campos Tobaldini-Mansbach

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Deixe seu comentário