Bares do Rio de Janeiro recebem o festival científico Pint of Science em maio

Pint of Science ocorrerá nos dia 20, 21 e 22 de maio nos bairros de Maracanã, Centro, Flamengo, Botafogo, Freguesia e na cidade de Nilópolis, o bairro Olinda.

De todos os lugares que você possa imaginar, talvez, o bar seja o último lugar onde a ciência poderia ter espaço. Mas o festival internacional Pint of Science está em sua 4ª edição no Rio de Janeiro e mostra que tem força!

Para quem não conhece o festival Pint of Science, ele é bem semelhante aos festivais de música como o Rock in Rio ou o Lollapalozza, onde há diversos cantores e bandas tocando em palcos diferentes ao mesmo tempo durante alguns dias. É só trocar os astros do mundo da música pelos astros do mundo da ciência, trocar os palcos por bares e as músicas por ciência (se bem que às vezes tem ciência e música)! E caso você não esteja familiarizado com o termo pint, ele faz alusão a um copo específico usado para se beber cerveja, normalmente na Inglaterra.

Durante três dias consecutivos (20, 21 e 22 de maio), cinco bares em diferentes bairros do Rio de Janeiro e um bar em Nilópolis irão receber diversos cientistas para conversar com o público sobre os mais inusitados temas.

Com um total de 23 temas divididos entre os seis bares, teremos apresentações sobre a relação entre ciência e arte no bar Teto Solar, em Botafogo; no bar Empório Colonial, no centro do Rio, está programado para ocorrer uma conversa sobre as pesquisas em Marte e sua possível colonização; um bate-papo no bar Mestre Cervejeiro, no Flamengo, tenta responder a grande pergunta “Estamos sozinhos no Universo?”; já no bar Fábrica Nômade, em Freguesia (Jacarepaguá), a conversa fica na Terra e traz as dúvidas e curiosidades sobre os diferentes usos medicinais da Cannabis e sua legalização; o Maracanã ficou com a difícil missão de falar sobre o resgate dos acervos do Museu Nacional e a ciência pós-desastre no Dubom Chopperia Carioca. Em Nilópolis, o festival vai acontecer no bar Garage, Rock & Beer, no bairro de Olinda, com conversas sobre os matemáticos desconhecidos pela população; a fiscalização das leis ambientais; divulgação científica em museus e muito mais!

Esses são somente alguns temas no Rio de Janeiro. A programação completa do Rio pode ser encontrada no site PintOfScience.com.br/events/RioDeJaneiro ou nas redes sociais do site A Ciência Explica, apoiadora do Pint of Science no Rio de Janeiro, junto com o Podcast Serendip, Podcast Microbiando e SBPC – RJ.

Patrocinadores Eppendorf Brasil e Editora Zahar. Realização UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

 

 

Se você tem sede de Ciência, não perca o Pint 2019!

Deixe seu comentário