Alunos da Unirio inovam e criam o I Simpósio de Biologia e Biomedicina

As inscrições para o I Simpósio de Biologia e Biomedicina da Unirio já estão abertas e o evento acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto no Instituto Biomédico da Unirio

O I Simpósio de Biologia e Biomedicina nasceu da vontade de alunos e ex-alunos de Biologia e Biomedicina da Unirio em integrar os conhecimentos das áreas e mostrar que, muitas vezes, as metodologias, práticas e experiências são bem semelhantes. Serão três dias – 28 a 30 de agosto – de muito aprendizado em palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos de alunos de Biologia e Biomedicina.

Programação de ponta

A palestra de abertura, na quarta-feira, conta com o Dr. Salvatore Siciliano, coordenador do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos, da Fundação Oswaldo Cruz, que vai falar sobre modelos de monitoramento para a fauna marinha. No mesmo dia, ainda ocorrerá duas mesas-redondas incríveis: a primeira falará sobre as possibilidades de atuação dos profissionais biólogos e biomédicos e a segunda, ao final do dia, reunirá ex-alunas da Unirio que contarão suas experiência e perspectivas nas áreas de Biologia e Biomedicina.

Na quinta-feira, dia 29, a Dra. Gabriela Vargas, do Laboratório de Biologia Celular e Magnetotaxia da UFRJ trará um exemplo real de pesquisa translacional entre Biologia e Biomedicina comentando sua pesquisa com magnetossomos bacterianos no uso da Neuromedicina. Esse dia contará ainda com a mesa redonda sobre bioética na percepção humana do que é vida.

O último dia vem com atividades potentes sobre paleoclima e vírus, biologia evolutiva e a mesa-redonda sobre a luta das mulheres na ciência e pesquisa. Na palestra de encerramento, o Mestre Ygor Jessé Ramos, do Instituto de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, falará sobre alfabetização científica e a formação socioambiental.

O simpósio tem outras ótimas palestras e mesas-redondas, acesse a programação completa para saber mais. E além de participar como ouvinte do I Simpósio de Biologia e Biomedicina, você também pode apresentar seu trabalho acadêmico dentro dessas duas áreas. O seu trabalho pode ser apresentado em formato de pôster, atividade de desenvolvimento acadêmico ou comunicação oral, contribuindo para entrelaçar o conhecimento produzido na área de Biologia e Biomedicina.

http://www.cienciaexplica.com.br/eventos/inscricoes-abertas-semana-de-microbiologia-e-imunologia/

Saiba onde será

Como os cursos de Biologia e Biomedicina possuem institutos em campi diferentes, a comissão organizadora decidiu fazer do Simpósio de Biologia e Biomedicina um evento itinerante. Por conta disso, a primeira edição ocorrerá no Instituto Biomédico da Unirio, na rua Frei Caneca, 94, no centro do Rio de Janeiro.

Alunos e ex-alunos da Unirio se reúnem na organização do I Simpósio de Biologia e Biomedicina, que contam com graduando e pós-graduandos de ambas as áreas. São eles: Ana Beatriz Ramos, Ana Tereza Novaes, Bernardo Egito, Bernardo Ferraz, Catarina Lopes, Júlia Mendonça, Juliana Taboas, Pedro Fróes e William Moura, todos do curso de Ciências Biológicas; e Alana Goldstein, Carina Hausner, Eduardo Kennedy, Hugo Oyamada, Lana Lopes, Maria Luiza Gonçalves, Rafaela Barbosa e Vanessa Gomes, todos do curso de Biomedicina.

Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Gabriel Siqueira
  3. Masashi C. Inoue
  4. Celia Campos Tobaldini-Mansbach
  5. Eduarda Moura

Obrigado por nos apoiarem através do nosso financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas. Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Deixe seu comentário