O Magnetismo dos microrganismos – Microbiando

O episódio de hoje é sobre a evolução de uma característica que alguns eucariotos possuem: a magnetorecepção. Pombos, tartarugas, abelhas, baratas, tubarões e pássaros migratórios possuem uma magnetorecepção.

E para entende essa evolução vamos apresentar o artigo “Magnetosome magnetite biomineralization in a flagellated protist: evidence for an early evolutionary origin for magnetoreception in eukaryotes“, desenvolvidos por pesquisadores brasileiros, que conta essa evolução através da descrição de um protista magnetotático. Contamos ainda com a presença de uma das autoras do artigo, a professora Fernanda Abreu.

No Microlitros de notícias temos a aplicação de um biocimento na restauração de tecidos ósseos danificados e o crescente surto de sarampo no Brasil. O Filogenia da Ciência é sobre a geneticista e bióloga molecular, Mayana Zatz, especialista em células-tronco, envelhecimento, Zyka e doenças neuromusculares.

Acesse aqui a transcrição desse episódio

Você pode ouvir os episódios do Microbiando através do iTunes, Spotify, Google Podcast, TuneIn e outros aplicativos de podcast.

Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Gabriel Siqueira
  3. Masashi C. Inoue
  4. Celia Campos Tobaldini-Mansbach
  5. Eduarda Moura

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Deixe seu comentário