Imunoterapia: na fronteira entre ciência e tratamento – Microbiando

Credito da imagem: Rita Elena Serda, Duncan Comprehensive Cancer Center at Baylor College of Medicine, National Cancer Institute, National Institutes of Health

O episódio 31 é especial e contamos com a participação de 6 “repórteres” especiais, os ImunoBirds!! Fruto de uma ação da Comunicação da SBI – Sociedade Brasileira de Imunologia durante o congresso realizado neste ano de 2019, o Immunotherapy, que estimulou esse grupo de estudantes a postar as novidades do evento no Twitter.

Eles também estavam interessados em experimentar novas mídias e participaram do primeiro curso de Podcast: do roteiro ao fone no congresso da SBI!! Assim, temos 6 novos e incríveis podcasters que trouxeram as suas impressões de algumas conferências que aconteceram durante o Immunotherapy 2019!!! Confiram está muito legal!!!

O Marcelo Pires Amaral – Doutorando da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Nos contou sobre o trabalho do Dr. Bernardo Frankilin, pesquisador brasileiro, que atualmente trabalha na universidade de Bonn na Alemanha, cuja conferência foi intitulada “Platelets fuel the inflammasome activation of innate immune cells”. 

A Larissa Vasconcelos Fontes – Doutoranda da Fiocruz/RJ: Nos falou sobre os trabalhos do Dr. Scott Snapper, pesquisador da universidade de Harvard nos Estados Unidos. A sua conferência era intitulada “Cytokines, cytokine signaling and inflammatory bowel disease: Novel mechanisms and therapeutic implications through the study of rare diseases” e ele fala sobre os seus principais projetos envolvendo doenças raras.

A Paula Marchiante – Graduanda em Biologia na UNIFESP: Nos contou sobre o trabalho da Dra. Eliane Piaggio do Instituto Curie na França. A Dra. Elaine apresentou a conferência “Immune landscape of rhabdoid tumors: Non-genetic mechanisms of tumor immunogenicity”, que tratou de explicar possíveis vias a serem exploradas pela imunoterapia. 

A Camila Cataldi de Alcantara – Doutoranda da Universidade Estadual de Londrina: Nos falou sobre o trabalho do Dr. Luis Eduardo Coelho pesquisador da USP, que apresentou a conferência intitulada ”Pre-autoimmunity: A unique opportunity for understanding and modulating autoimmune diseases”. Ela nos conta como é possível antecipar o diagnóstico de doença autoimune.

A Carina Heusner Gonçalves de Sousa – Mestranda da Fiocruz/RJ: Nos trouxe o trabalho do Dr. Minsoo Kim da universidade de Rochester nos Estados Unidos. Ele apresentou a conferência intitulada “Initiation and resolution of neutrophil response during infection” que teve um ar futurista incrível! Mas, a Carina nos conta como os neutrófilos estão envolvidos no recrutamento de linfócitos T CD8+.

Você pode ouvir os episódios do Microbiando através do iTunes, Spotify, Google Podcast, TuneIn e outros aplicativos de podcast

Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Gabriel Siqueira
  3. Masashi C. Inoue
  4. Celia Campos Tobaldini-Mansbach
  5. Eduarda Moura

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!


2 thoughts on “Imunoterapia: na fronteira entre ciência e tratamento – Microbiando

  1. Pingback: 1° Podcast |

Deixe seu comentário