II Feira de Inovação Biotecnológica acontecerá na UFRJ

A feira de inovação será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro no Centro de Ciências da Saúde – auditório Rodolpho Paulo Rocco/UFRJ das 8h30 às 17h com inscrição gratuita.

A II Feira de Inovação Biotecnológica do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes e Fiocruz é uma oportunidade para estudantes e profissionais entrarem em contato com projetos de inovação, produtos e métodos de pesquisa desenvolvidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Fundação Oswaldo Cruz, contribuindo para sua divulgação e aplicabilidade. A inscrição da feira de inovação é gratuita.

Programação da feira de inovação

Durante os dois dia de evento teremos apresentações de profissionais da biotecnologia e inovação, apresentações de cases, pitchs de startups e pôsteres de trabalhos acadêmicos. Além das apresentações, haverá exposição de produtos, processos e serviços inovadores e de ponta desenvolvidos pela academia, startups e empresas no hall do auditório Rodolpho Paulo Rocco, conhecido como Quinhentão, no CCS. Acesse a programação completa aqui.

Na manhã do primeiro dia serão realizadas três palestras de profissionais da área de inovação. Começando com apresentação do Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fiocruz, Marco Aurelio Krieger, falando sobre a estrutura de pesquisa de desenvolvimento e inovação na Fiocruz; Paulo Coutinho, gerente da SENAI/CETIQT apresenta o papel da biologia sintética na inovação; e a parte da manhã se encerra com a apresentação de Vicente Ferreira, diretor de Parque Tecnológico da UFRJ. Na parte da tarde, alunos de pós-graduação irão apresentar pôsteres com seus trabalhos na área de biotecnologia. 

http://www.cienciaexplica.com.br/podcast/microbiando/microbiando-entrevista-1-couro-batons-e-cerveja-a-microbiotecnologia-da-inovacao/

No segundo dia, também no período da manhã, será realizada uma palestra da  Amanda Mangeon Vieira Ferreira, pesquisadora em Propriedade Industrial do INPI, falando sobre estratégias de propriedade industrial; em seguida, Milton Moraes irá apresentar o case “Programa Inova Fiocruz”; as apresentação de pitchs de startups e da academia com ideias inovadoras dentro da área de saúde pública ocorrerá em seguida, assim como a apresentação de pôsteres.

Melhores pitchs e trabalhos acadêmicos

As melhores startups e ideias inovadoras serão abrigadas pela Fiocruz. Os resumos selecionados pelo Comitê Científico serão publicados nos anais do evento. Os 10 melhores resumos relacionados a questões inovadoras serão divulgados durante o evento e o primeiro colocado será contemplado com uma viagem para qualquer congresso nacional, de sua preferência, assim como a inscrição para participação no evento também serão custeadas.

O evento é realizado pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes/UFRJ, em parceria com a FIOCRUZ, patrocinado pela FAPERJ, CAPES, UFRJ, Fiocruz, Shell, Merck, PROFNIT, SEBRAE e HIMEDIA com apoio do InovaCCS, Associação Brasileira de Startups de Saúde, Anbiotec Brasil, Bioinovar, UNICAST, Parque Tecnológico da UFRJ e Agência UFRJ de Inovação.

Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Masashi C. Inoue
  3. Celia Campos Tobaldini-Mansbach

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Deixe seu comentário