SoapBox Science Brasil 2020 recebe inscrições de mulheres cientistas

As inscrições para a SoapBox Science Brasil estarão abertas até o dia 02 de março para eventos na cidade de Maceió, Rio de Janeiro e Salvador

A SoapBox Science é um evento de divulgação científica na rua feito por mulheres que fortalece e dissemina as pesquisas científicas e a presença das mulheres cientistas nas diversas áreas das ciências. Além disso, o evento faz refletir sobre as questões de diversidade na ciência e igualdade de direitos entre homens e mulheres, desconstruindo, também, o estereótipo de que cientistas são homens cisgênero, brancos e de meia-idade.

http://www.cienciaexplica.com.br/eventos/soapbox-science-pela-primeira-vez-no-brasil/

Pesquisadoras do Reino Unido foram as idealizadoras da SoapBox Science, que esse ano toma conta de locais públicos em 15 países diferentes. A principal proposta é exaltar a produção científica feita por mulheres cientistas e transformar áreas públicas da cidade em uma verdadeira arena para debate científico e divulgação científica de qualidade.

Em 2019, o Brasil organizou a primeira edição da SoapBox Science Brasil sob coordenação da Drª. Tatiana Pinto da UFRJ e uma equipe super competente formada somente por mulheres. Foram dois dias incríveis de muita ciência, troca de conhecimento e aprendizagem na SoapBox Science Brasil que teve como base a cidade do Rio de Janeiro. O evento aconteceu em dois locais diferentes, o primeiro dia foi em frente ao Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro e o segundo, no supermercado Extra da Barra da Tijuca. Veja como foi o primeiro dia da SoapBox Science Brasil:

Veja como foi a edição de 2019 no Rio de Janeiro. Produção: A Ciência Explica

Inscrições abertas até o dia 02 de março

Se você é mulher – e a SoapBox Science usa um conceito inclusivo do que é ser mulher -, apaixonada por sua pesquisa e determinada em conversar sobre ela com pessoas em locais público, de uma forma divertida e informal, INSCREVA-SE no site oficial! As organizadoras estão procurando cientistas de todas as áreas das ciências, de pesquisadoras iniciantes até professoras e cientistas empreendedoras.

Na segunda edição, o Brasil vai sediar a SoapBox Science em três Estados diferentes e recebe inscrições de cientistas mulheres de todo o país. O evento vai ocorrer em Salvador/Bahia, Rio de Janeiro/RJ e Maceió/Alagoas. Confira as datas:

Salvador/BA – 5 de junho
Rio de Janeiro/RJ – 18 de julho
Maceió/AL – 22 de novembro

Como dito, a SoapBox Science usa uma definição inclusiva de ‘mulher’. Eles aceitam e incentivam inscrições de não-binários e de genderqueer. E no Brasil, como também estamos inseridos em discussões raciais em relação a ciência e academia, ressaltamos que inscrições de mulheres negras são bem-vindas e necessárias se queremos falar sobre igualdade.

Deixe seu comentário