Categoria: Artigos

SoapBox Science, o evento a favor da diversidade de gênero na ciência

Primeira edição do SoapBox Science no Rio de Janeiro, em 2019. Foto: Sidcley Lyra/A Ciência Explica. Evento de divulgação científica que fortalece a presença de mulheres na ciência acontecerá totalmente online nos dias 05 e 06 de outubro às 19h no YouTube. Originalmente o SoapBox Science é um evento que acontece na rua, no meio de curiosas e curiosos tentando entender o que um monte de mulheres estão fazendo em cima de uma caixa de madeira. Em 2021, por conta da pandemia de COVID-19, o SoapBox Science Rio não vai ter o calor das pessoas, nem as caixas que dão…

Referência de podcasts nas normas da ABNT

Todo estudante de graduação conhece ou vai conhecer a famosa ABNT, o órgão responsável por padronizar e criar normas para elaboração de documentos oficiais, como monografias, dissertações e teses, além de dispor de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental. Com a popularização do podcast no Brasil, encontramos cada vez mais notícias, entrevistas e informações relevantes espalhados pela podosfera, tanto nacional quanto internacional. Existem podcasts com os mais diversos temas e podemos encontrar informações importantes para a escrita do nosso trabalho de conclusão de curso que não encontramos em outro lugar. Se você é da área de Microbiologia…

O que os olhos não veem, o satélite detecta

Imagine se pudéssemos escolher algum superpoder, ter as mesmas habilidades de um super herói. Algumas pessoas escolheriam poder voar, outras a invisibilidade, ler mentes, superforça. Mas, para alguns cientistas, a possibilidade de enxergar no infravermelho, como o Super Homem faz, seria uma oportunidade incrível de visualizar e entender muitos processos que acontecem na natureza. Pois, alguns comprimentos de onda da luz refletidos por objetos e substâncias trazem informações que o olho humano não consegue visualizar. Mas já é possível “enxergar” nestes comprimentos de onda, um superpoder que a ciência concedeu à Humanidade na forma de sensores e câmeras. Como “enxergar”…

Retrospectiva Microbiando: o ano do coronavírus

Quando lançamos o episódio especial de Natal, em 2019, a nossa equipe estava programando uma mini férias até o retorno das aulas em 2020. Mas ninguém contava com a chegada de uma nova doença viral identificada pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, e que em apenas três meses foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda com pouco conhecimento sobre esse novo vírus, nos reunimos em janeiro para comentar o que se sabia sobre a epidemia de coronavírus e sobre outros coronavírus em um episódio de férias. Em janeiro, o SARS-CoV-2 estava sendo chamado…

5 livros para entender como as pandemias funcionam!

Se teve uma palavra que você com certeza ouviu esse ano foi: PANDEMIA. Neste post vamos indicar alguns livros que abordam algumas pandemias que aconteceram ao longa da história e um pouco dos microrganismos que as causaram! A bailarina da morte: A gripe espanhola no Brasil Contundente retrato do Brasil durante a pandemia de gripe espanhola, A bailarina da morte investiga a doença mortal que há um século assombrou a humanidade e revela trágicas semelhanças com a covid-19. No início do século XX, uma doença chegou ao Brasil a bordo de navios vindos da Europa. A gripe espanhola, como ficou conhecida a…

Luz violeta diminuindo a produção de calor em animais

Muitos organismos na terra usam a luz do sol como meio de orientação e detecção de outros objetos. Esses mesmos organismos também usam a luz para a regulação do relógio interno, o chamado ciclo circadiano. Esse ciclo controla muitas funções importantes, como a alteração de sono e vigília, a concentração de diversos hormônios no organismo e o gasto de energia. Sabe-se que os animais usam os olhos para receber informações sobre a luz por meio de proteínas presentes na retina, conhecidas como opsinas. Porém, também existem outras vias para captar informações sobre luz que não os olhos, apesar, de até…

Cientista como divulgador científico

Com muitas incertezas e novas pesquisas saindo praticamente todo dia sobre o novo coronavírus, a sociedade sentiu a necessidade de trazer os pesquisadores e médicos para os noticiários diários, sendo os atores principais da comunicação sobre a pandemia de COVID-19 em horário nobre e de forma constante. Porém, muitos dos microbiologistas, imunologistas, virologistas, biólogos e médicos que estão aparecendo na televisão e em lives já eram atuantes na divulgação científica anteriormente, apenas em mídias diferentes. Por mais que alguns possam achar que a divulgação científica e a cobertura de ciência na mídia sejam realizadas apenas por jornalistas e comunicadores que…

É possível tratar diabetes mellitus do tipo 2 com dieta e exercícios?

O Diabetes mellitus do tipo 2 é uma doença metabólica caracterizada pela presença de glicose sanguínea aumentada e resistência ao hormônio insulina, que controla a entrada de açúcar em diversas células. A resistência à insulina se caracteriza pela incapacidade das células de responder de forma adequada ao hormônio, e os principais tecidos afetados são o músculo, o fígado e o tecido adiposo. Assim, ao mesmo tempo que o músculo e o tecido adiposo não mais retiram o açúcar de circulação como deveriam, o fígado passa a produzir e liberar glicose no sangue. Os elevados níveis de açúcar no sangue a…

Organismos Geneticamente Modificados e suas aplicações no mundo moderno

Os organismos geneticamente modificados, também conhecidos pela sigla OGMs, podem ser definidos como qualquer organismo, plantas, animais ou micro-organismos, que tiveram seu material genético alterado com o objetivo de favorecer a expressão de algumas características ou gerar algum produto biológico desejado.  Essas modificações em seu material genético, DNA ou RNA, não aconteceriam de forma natural, por acasalamento ou recombinação natural. Contudo, a biotecnologia moderna é capaz de fazer a recombinação de genes através de técnicas da Engenharia genética, também conhecida como tecnologia do DNA recombinante.  Melhoramento genético clássico x Engenharia genética  O melhoramento genético clássico consiste na seleção do melhor…

HTLV-1: um vírus causador de câncer

Muitos aspectos estão envolvidos no desenvolvimento de câncer: fatores ambientais, como a exposição a componentes que danificam o material genético, fatores genéticos e doenças infecciosas. Atualmente, sabe-se que alguns agentes infecciosos, como bactérias e vírus, também apresentam um papel no desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Estima-se que aproximadamente 12% dos casos mundiais de câncer sejam causados por oncovírus, ou seja, vírus causadores de câncer. Para que um vírus possa se multiplicar e sobreviver, é necessário que ele invada uma célula viva e utilize sua maquinaria para se multiplicar. Para isso, alguns vírus inserem seu material genético ao da célula…