A importância da divulgação científica nos dias de hoje!

A divulgação científica nada mais é do que a difusão do conhecimento científico para a sociedade. E graças à internet e as redes sociais, o acesso à informação ficou cada vez mais fácil. Entretanto, precisamos nos atentar a veracidade das informações, pois na internet onde todos são “donos da verdade”, nos perdemos entre os fatos reais e boatos.

Apesar da internet ter colaborado muito para o acesso a  informação, a maioria das pesquisas e descobertas científicas circulam principalmente na academia científica, nas universidades e centros de pesquisa, sendo consumida pelos próprios pesquisadores, autodidatas e alguns curiosos. A não ser que ocorra um grande surto de determinada doença (como o caso da Ebola e da Zyka) ou a pesquisa tenha algum tipo de impacto diretamente na economia, as notícias e conhecimentos gerados pela ciência ficam retidos em grupos específicos da sociedade.

Mas o que você talvez não saiba é que toda pesquisa cientifica, em algum momento, vai afetar as nossas vidas. Talvez indiretamente, mas com certeza irá afetar. As pesquisas científicas e o conhecimento científico são essenciais para o desenvolvimento do nosso país. Diante dos atuais cortes no financiamento da ciência e tecnologia, se faz cada vez mais necessário que nós entendamos a função que a ciência possui para o desenvolvimento tecnológico e educacional do país.

Participantes da Marcha pela Ciência no Rio de Janeiro, em frente ao Museu Nacional
Participantes da Marcha pela Ciência no Rio de Janeiro, em frente ao Museu Nacional. Foto: Akemi Nitahara/Agência Brasil

Apesar dos programas de divulgação cientificas serem crescentes no país, precisamos fazer mais. Precisamos deixar de associar ciência a algo chato e complicado e passarmos a entender que ciência faz parte de tudo aquilo que nos rodeia. Desde o seu chuveiro elétrico até os remédios que você toma.

Nesse contexto surge o portal de divulgação científica, A Ciência Explica, agindo na mediação entre o conhecimento científico e a sociedade. Mostrando que a explicação cientifica e a ciência são muito mais interessante e menos complicada do que parecem por aí.

Publicações sobre divulgação científica no Brasil por ano
Publicações sobre divulgação científica no Brasil por ano. Dados coletados do Periódicos CAPES, que possui acesso a mais de 250 bancos de dados. *Contabilizado até o mês de julho.

Vamos estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre as principais áreas das ciências da natureza, exatas e aplicadas, afinal, ciência é algo que está sempre em construção e discussão de ideia é sempre a melhor forma de fazer a ciência caminhar adiante.

Então, vamos fazer com que cada vez mais as pessoas queiram discutir ciência, ideias e informação. Colabore com a gente, difundindo nosso trabalho de divulgação cientifica e pedindo temas que vocês gostariam de ver por aqui! Nos sigam nas redes sociais e vamos interagir! Afinal, novas ideias surgem a partir de discussões. E ciência não se faz sozinho!

Para saber mais sobre o portal, clique aqui.


Referências:

ANGERAMI, E. L. S. Para que serve a divulgação científica. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 2, p. 1–4, 1994.

Ciência Hoje – Divulgação científica: para quem e por quem? Disponível em: <http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2551/n/divulgacao_cientifica:_para_quem_e_por_quem>. Acesso em: 30 jul. 2017.

Crise e cortes de orçamento fazem ciência brasileira entrar em decadência. Disponível em: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2017/07/crise-e-cortes-de-orcamento-fazem-ciencia-brasileira-entrar-em-decadencia.html>. Acesso em: 28 jul. 2017.

Folha Online – Informática – Metade dos brasileiros nunca usou computador – 24/11/2005. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19297.shtml>. Acesso em: 28 jul. 2017.

Marcha pela Ciência reúne cerca de 500 pessoas no Largo da Batata. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/marcha-pela-ciencia-reune-cerca-de-500-pessoas-no-largo-da-batata.ghtml>. Acesso em: 28 jul. 2017.

Portal de Periódicos CAPES/MEC. Disponível em <http://www.periodicos.capes.gov.br>. Acesso em: 28 jul. 2017.

 

Você também poderá gostar:

comentários

About Equipe Ciência Explica

Somos um site de divulgação científica que tem como objetivo difundir a ciência de uma maneira fácil e divertida para que todos consigam compreender. Nos comprometemos em produzir e transmitir conteúdos de qualidade!

View all posts by Equipe Ciência Explica →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *