Por que fogos de artifício são coloridos?

fogos de artificio

Quem não adora a queima de fogos de artificio no réveillon? Quanto mais colorido melhor! Mas você já se perguntou como os fogos de artificio são coloridos? Afinal, fogos de artifício são explosivos que contém um pavio para iniciar uma combustão. Como essa combustão vira aquele show de cores que estamos acostumados a ver? É o seguinte:

A combustão dos fogos de artifício é uma reação química exotérmica entre a pólvora e o oxigênio, liberando calor e luz. Essa liberação de calor e luz ocorre porque os elétrons dos átomos absorvem energia e passam para níveis energéticos mais externos (maior energia). E ao retornar para os níveis energéticos de origem (menor energia), liberam a energia absorvida na forma de luz.

Entretanto a pólvora não tem relação direta com as cores dos fogos de artifício! Para que os fogos de artifício sejam coloridos é necessário adicionar junto à pólvora sais de diferentes elementos, para que, quando detonados, produzam cores diferentes. A tonalidade varia de acordo com o componente utilizado. Por exemplo: fogos de artifício prata são produzidos pela queima de pó de titânio, de alumínio ou magnésio, já o que dá a coloração roxa para os fogos é a mistura de estrôncio e cobre, e assim ocorre com outros elementos produzindo outras cores.

Esse fenômeno ocorre porque junto com a combustão da pólvora, também há a combustão do elemento químico escolhido para dar a coloração dos fogos. E quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, a liberação de calor e luz, que ocorre por conta dessa combustão, é diferente para cada elemento, pois cada elemento químico libera a radiação num comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.


Referências:

ATKINS, Peter; JONES, Loreta; Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001.

SOUZA, Líria Alves de. “Química presente nos fogos de artifício”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-presente-nos-fogos-artificio.htm>. Acesso em 24 de agosto de 2017.

Você também poderá gostar:

comentários

About Luiza Toledo

Formada em Ciência Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ (2016), atualmente faz mestrado na FIOCRUZ em Saúde Publica e Meio Ambiente, na área de gestão e saneamento ambiental.

View all posts by Luiza Toledo →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *