Categoria: Divulgação Científica

SoapBox Science, o evento a favor da diversidade de gênero na ciência

Primeira edição do SoapBox Science no Rio de Janeiro, em 2019. Foto: Sidcley Lyra/A Ciência Explica. Evento de divulgação científica que fortalece a presença de mulheres na ciência acontecerá totalmente online nos dias 05 e 06 de outubro às 19h no YouTube. Originalmente o SoapBox Science é um evento que acontece na rua, no meio de curiosas e curiosos tentando entender o que um monte de mulheres estão fazendo em cima de uma caixa de madeira. Em 2021, por conta da pandemia de COVID-19, o SoapBox Science Rio não vai ter o calor das pessoas, nem as caixas que dão…

Retrospectiva Microbiando: o ano do coronavírus

Quando lançamos o episódio especial de Natal, em 2019, a nossa equipe estava programando uma mini férias até o retorno das aulas em 2020. Mas ninguém contava com a chegada de uma nova doença viral identificada pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, e que em apenas três meses foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda com pouco conhecimento sobre esse novo vírus, nos reunimos em janeiro para comentar o que se sabia sobre a epidemia de coronavírus e sobre outros coronavírus em um episódio de férias. Em janeiro, o SARS-CoV-2 estava sendo chamado…

O fenômeno da pós-verdade e suas implicações na percepção pública da ciência

Este texto foi escrito com colaboração de Marcia Garcia, física e doutoranda em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). No livro “Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news”, o autor Matthew D’ancona afirma estarmos vivendo a “era da pós-verdade”, um período iniciado em 2016, a partir da saída do Reino Unido da União Européia (Brexit) e a candidatura de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Apesar do termo pós-verdade já existir em um ensaio lançado pelo dramaturgo Steve Tesich, publicado na revista The Nation em 1992, sobre a Guerra do Golfo, o mesmo só ganhou…

Educação Midiática e Fake News em tempos de coronavírus: a importância de checar antes de compartilhar

Este texto foi produzido pela autora, Rafaela Ferreira, em parceria com a Marcia Garcia, Física, Mestre em Ensino de Ciências e Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde. Durante a crise da saúde pública ocasionada pela pandemia do coronavírus, manter-se informado e ter informações corretas é mais importante do que nunca. Para isso, é fundamental saber  distinguir fato de opinião e de identificar os interesses envolvidos nos usos estratégicos das mídias na circulação de determinados discursos. Nesse contexto, em um mundo onde a tecnologia e as mídias são onipresentes e contribuem cada vez mais na formação da opinião pública, a…

Como explicar a COVID-19 para os jovens?

Este artigo foi traduzido e adaptado de Frontiers for Young Minds – What Is COVID-19?  O QUE É A COVID-19? A doença COVID-19 (do inglês: Coronavirus disease 2019) é causada por um vírus chamado SARS-CoV-2. Agora, ela se espalhou por todo o mundo, tornando-se uma pandemia. Os coronavírus são uma família de vírus que podem causar problemas no sistema respiratório, o qual é formado por tecidos e órgãos responsáveis por inspirar oxigênio e expirar dióxido de carbono.  Os órgãos primários do sistema respiratório são os pulmões, responsáveis ​​pela troca de gases à medida que respiramos. Infecções anteriores por coronavírus denominados…

Como a compreensão do método científico pode ajudar a diminuir a desinformação?

Nesta minha primeira coluna no “A ciência explica” queria tratar de um tema mais leve, que misturasse algum fato científico com algo inusitado. Porém, a crise desencadeada com a pandemia do COVID-19 me trouxe algumas reflexões que precisarei passar (ou tentarei passar) neste texto.  As notícias falsas e mitos sobre o coronavírus se espalharam mais rapidamente do que a própria doença. Enquanto o vírus ainda estava se propagando na China, antes mesmo de chegar ao Brasil, diversas mentiras já eram distribuídas nas redes sociais em nosso país. Desde promessas de curas milagrosas até incertezas sobre a origem e propagação do…

Como as fake news afetam a divulgação científica e a saúde pública

Com revisão de André Amorim No cenário atual, não se fala em outra coisa, as fake news dominaram as redes sociais de uma maneira realmente alarmante, podendo afetar negativamente a opinião pública sobre ciência e até pior: a saúde pública também pode ser colocada em risco. Mas afinal, o que são as fake news? Uma das definições possíveis para notícia falsa é: “um conteúdo deliberadamente inverídico, falso, distorcido e/ou inventado propositadamente de forma a simular uma notícia verdadeira com o objetivo de favorecer algo ou alguém, causar comoção pública e em alguns casos podendo até mesmo levar à histeria generalizada”…

Brasil vai ganhar dois centros de ciências baseado no Exploratorium

As unidades do Exploratorium serão fundadas em Brasília e São Paulo com previsão de inauguração em 2022. O Exploratorium é um centro de ciências diferente de tudo que você já viu. Imagine um grande armazém dedicado 100% à exploração artística e divulgação científica com mais de 850 displays internos e ao ar livre que podem ser tocados e manuseados por crianças e adultos. Pois é, isso é o Exploratorium, um grande museu de ciências interativo. Os visitantes conseguem interagir com estruturas que simulam terremotos, experimentar uma excursão pela total escuridão através do domo tátil e se encantar com um terrário…

O Que é Divulgação Científica?

Esse texto foi escrito por Larissa Santana, geógrafa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora em Divulgação Científica e Ciberespaço. Nos últimos anos, a atividade de divulgação científica tem ganhado destaque nas redes sociais com cientistas preocupados com qualidade dos conteúdos científicos consumidos na internet, pois muitos materiais difundidos em rede trazem erros conceituais ou até mesmo discursos tendenciosos que nem sempre são identificados pelo leitor. Mas afinal, o que é divulgação científica? Em primeiro lugar, devemos diferenciar os termos difusão, disseminação e divulgação científica. A princípio esses termos parecem sinônimos, mas tem sentidos distintos. A difusão científica tem…

Incêndio no Museu Nacional: reflexo de um governo que não se importa com ciência e cultura

Esse texto foi escrito por Luiza Toledo e Sidcley Lyra O Museu Nacional, a mais antiga instituição científica do Brasil e maior museu de História Natural e Antropologia da América Latina, pegou fogo. Não só pegou fogo, ele foi totalmente consumido pelas chamas, 200 anos de história que viraram cinzas na noite do dia 02 de setembro. O Museu, administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possuía caráter acadêmico e científico, onde se desenvolvia inúmeros projetos em diversas linhas de pesquisas e áreas do conhecimento, entre elas: antropologia, botânica, entomologia, geologia e paleontologia. Ao longo de mais de dois…