23ª Semana de Microbiologia e Imunologia – UFRJ

A Semana de Microbiologia e Imunologia chega a sua 23ª edição e irá ocorrer de 23 a 27 de Outubro, trazendo palestras, mesas-redondas e minicursos com os temas mais relevantes de diversas áreas da saúde, biotecnologia, educação, empreendedorismo e meio ambiente escolhidas pelos próprios alunos organizadores.

A Semana Acadêmica de Microbiologia e Imunologia ocorre anualmente, desde 1995, e tem como principal objetivo divulgar a ciência e possibilitar o contato de estudantes de ensino médio e superior com profissionais de diferentes empresas, divulgadores científicos e pesquisadores de várias instituições. A palestra de abertura desse ano conta com a pesquisadora Dra. Andrea da Poian, professora do Instituto de Bioquímica Médica/UFRJ e editora da seção de Ciências Biológicas da revista de divulgação científica Ciência Hoje e com o pesquisador Dr. Robson Coutinho, professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ e atual presidente do museu de ciência – Espaço Ciência Viva -, que, juntos, irão falar sobre o papel da divulgação científica na educação de base. Importante tema a ser abordado diante do sucateamento das Instituições de Ensino Superior e da Ciência brasileira.

A Semana Acadêmica irá percorrer também caminhos na área da saúde, onde serão tratados assuntos sobre febre amarela; consequências da infecção por HPV; uma mesa redonda sobre o impacto do HIV na sociedade atual, além de palestras sobre os desafios de encontrados na pesquisa de vacinas; malária; e a relação da resistência bacteriana com o uso indiscriminado de antibióticos.

Mesa-redonda que irá ocorrer no último dia da Semana de Microbiologia e Imunologia, 27/10.

As mesas-redondas irão abordar os mais variados temas: a relação da educação física com a saúde humana, composta por professores da Faculdade de Farmácia/UFRJ, Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ) e do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ); as diversas faces da microbiologia, composta por profissionais da industria de cosméticos (L’Oreal) e de análises clínicas (Grupo Fleury); e microbiologia no ambiente, trazendo profissionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e professores do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ) e do departamento de microbiologia ambiental do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG/UFRJ).

Os três minicursos disponíveis na 23ª Semana de Microbiologia e Imunologia serão: Introdução à produção de cerveja com o Dr. Marco Miguel, professor do IMPG; identificação e controle de surtos e epidemias com a Dra. Aline Rosa, do IMPG; e microbiologia forense: análise pericial, oferecido pela Capitão Jaqueline Soares do Exército Brasileiro e pelo Perito Criminal Federal, Wagner Schoen Martins.

A grande novidade que a 23ª Semana de Microbiologia e Imunologia traz é o curso de atualização para professores do ensino fundamental e médio de ciências biológicas. “O curso para professores irá ocorrer no dia 25 de Outubro, onde temas gerais da Microbiologia e Imunologia serão abordados através de palestras lecionadas por professores especializados no tema e demonstrações de aulas práticas”, diz Letícia Martimiano, aluna de graduação do IMPG e uma das organizadoras do evento.

A inscrição para participar do ciclo de palestras e mesas-redondas irá até o dia 30 de Setembro através do site. Além das palestras, os interessados na área científica poderão submeter resumos de seus trabalhos para exibir seus pôsteres durante o quarto dia do evento. A submissão de resumos irá até o dia 27 de Setembro.

Apesar de os organizadores estarem enfrentado problemas referente a estabilidade do site e de inscrições, todas as vagas dos três minicursos foram preenchidos em um dia de inscrição e já se encontram esgotados. Porém ainda estão disponíveis vagas para o ciclo de palestras e debates.

A Semana Acadêmica é uma tradição do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, e é organizada pelos alunos do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenados por professores do próprio Instituto.

 

Da esquerda para a direita: Roberto Guadarti, Carolina Oliveira,  Bruna Marques, Gabriele Antunes, Antonia Ferreira, Matheus Andrade, Fabiana Abdalla, Caroline Fere, Rodrigo Reis,  Jesuíno Rafael Machado, Marcela Diogo, Caroline Montenegro, Amanda de Ornellas, Julia Echardt, Kobayé Dedji, Victoria Chaves, Bruno Scramignon, Thiago Freitas, Sarah Mederos e Enrico Nogueira. Foto: Divulgação.

Para saber maiores informações ou se inscrever, acesse XXIII Semana de Microbiologia e Imunologia.

Data: 23 a 27 de Outubro

Local: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, Bloco I, Centro de Ciências da Saúde, UFRJ.

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *