8ª Semana de Graduação em Biofísica da UFRJ: Ciência Além dos Seus Limites

A Semana de Graduação em Biofísica da UFRJ tem o intuito de discutir temas que abrangem variadas áreas da ciência, incluindo neurociência, imunologia, biofísica ambiental, biotecnologia, bioinformática, biofísica molecular e divulgação científica

 

A Semana de Graduação em Biofísica da UFRJ é uma iniciativa dos alunos e tem como finalidade apresentar e discutir os estudos de pesquisadores renomados do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) e de outras Instituições para os graduando.  Para isso, os alunos organizadores trazem palestras que abrangem variadas áreas da ciência, incluindo neurociência, imunologia, biofísica ambiental, biotecnologia, bioinformática, biofísica molecular e divulgação científica.

Este ano, o tema da 8ª Semana de Graduação em Biofísica será “Ciência Além dos Seus Limites” e buscam debater as pesquisas de ponta que o Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, vem realizando com impacto sobre o mundo, além de homenagear pesquisadores que marcaram a história e que, por consequência de seus trabalhos, estão presentes em nossas vidas cotidianamente.

A abertura da Semana de Graduação em Biofísica fica por conta da mesa-redonda “Evolução do pensamento científico”, onde os pesquisadores Dr. Marcos Raposo (Museu Nacional), Dr. Francisco Rômulo (Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis – IBqM) e Dra. Viviane Mosé (Oficina Pensamento) com mediação da Dra. Sonia Vasconcelos (IBqM) pretendem estimular uma reflexão de como chegamos ao estado atual do pensamento científico, a que caminhos isso nos leva e se há outras formas de pensar e fazer ciência.

Outras atrações ficam por conta da apresentação da Dra. Gabriela Nestal (INCA), ganhadora do prêmio Para Mulheres na Ciência/2017, que estuda a resistência ao tratamento de câncer de mama em alguns pacientes; da Dra. Fernanda Cruz (IBCCF) com a palestra “Construindo pulmões in vitro: ficção ou realidade?”; e das diferentes oficinas em biotecnologia, divulgação científica, modelagem molecular e ecotoxicologia.

O evento será realizado entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro de 2018 de 09h às 16h no Auditório Herta Meyer do IBCCF com inscrições gratuitas. A 8ª Semana de Graduação em Biofísica está sendo organizada pelos alunos Beatriz Souza,  Mariana Lattanzi e Vinícius Valentino com coordenação do prof. Gilberto Weissmuller e da técnica Janaína Oliveira Caetano. O evento ainda conta com o patrocínio de Thorlabs e Bioforense Cursos e com o apoio do CRBio-02, Instituto de Biofísica Carlos Chagas FilhoEspaço Memorial Carlos Chagas Filho e o site A Ciência Explica.

Para saber mais, acesse o site da 8ª Semana de Graduação em Biofísica da UFRJ e a página no Facebook, as inscrições ainda estão abertas!

Alunos da graduação responsáveis pela organização da 8ª Semana de Graduando em Biofísica da UFRJ. Da direita para a esquerda, Beatriz Souza,  Vinícius Valentino e Mariana Lattanzi.

O curso

O Bacharelado em Ciências Biológicas – Biofísica é um curso que visa integrar diferentes áreas do conhecimento para a formação de cientistas que possam compreender fenômenos e responder perguntas do mundo subatômico ao universo. Criado em 2005, alunos do curso tem disciplinas de bioinformática, física, química, biologia e biotecnologia, com o objetivo de formar graduados com capacidade de participar de projetos na área de pesquisa básica ou de atuar no desenvolvimento de novas tecnologias.


Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Luiz Figueira

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *