Chopp comCiência: alguns chopes e um bate-papo sobre vacinação

Próxima edição carioca do Chopp comCiência será realizada na Lapa, no dia 17/10, de 19h às 21h, no bar Cortiço Carioca. Evento começou em Campinas (SP) e já ganhou espaço em outras cidades brasileiras.

——–

Vacina boa é vacina tomada. A frase combina com o momento atual, onde muito tem se falado sobre o retorno do sarampo e a importância da vacinação para prevenir a doença. As vacinas serão tema da próxima edição do Chopp comCiência “Vacina e você: Vamos dar Match?”, evento no estilo happy hour científico que reúne troca de ideias, bate-papo com os amigos e, claro, muita cerveja! O encontro ocorre no dia 17 de outubro, quarta-feira, no bar Cortiço Carioca, em pleno coração do bairro mais boêmio do Rio, a Lapa, e em plena Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A entrada é gratuita; só se paga a consumação.

O cuidado com o sarampo é realmente necessário: em 2018, o Brasil registrou dois surtos, um no Amazonas e outro em Roraima, além de casos no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia. O vírus do sarampo próprio do país havia sido eliminado desde o ano 2000. Os surtos recentes foram ocasionados pela entrada do mesmo tipo de vírus que circula na Venezuela, o D8. Felizmente, segundo dados do Ministério da Saúde de meados de setembro, a campanha de vacinação deste ano conseguiu atingir a meta de 95% de crianças vacinadas contra poliomielite e sarampo. Mas será que o problema está resolvido?

Para levantar esse debate, a médica Maria de Lourdes de Sousa Maia, de Bio-Manguinhos (Fiocruz), irá trazer informações sobre o surgimento da vacina e como a América Latina conseguiu eliminar doenças. “Como poderemos voltar a ter a tranquilidade de que não haverá doenças e mortes por doenças evitáveis por vacinas? Qual é a nossa contribuição neste processo?”, questiona.

Outra convidada, Tânia Petraglia, vice-presidente regional da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), irá explicar sobre a importância da vacinação em grupos de risco. “Quando a pessoa tem o que chamamos doença de base, por exemplo, problema cardíaco crônico, diabetes, HIV positivo, há um risco maior de infecções para aquele indivíduo. Se há como prevenir outras doenças com vacinação, estaremos melhorando a qualidade de vida de um determinado grupo e diminuindo morbidade e mortalidade”, explica.

Dúvidas são mais que bem-vindas! O bate-papo tem endereço certo: rua Joaquim Silva, 105, Lapa. Compartilhe com amigos e já marque na agenda o dia 17 de outubro.

 

Sobre o Chopp comCiência

Ciência também é cultura e deve estar em todo lugar, inclusive no bar! Por isso, a NuminaLabs, empresa de geração de marketing digital, conteúdo científico e educacional decidiu tirar os pesquisadores de seus laboratórios para proporcionar a todos uma roda de conversa interdisciplinar e informal, onde todos podem participar fazendo perguntas, fornecendo informações complementares ou apenas dando sua opinião sobre os mais diversos assuntos. A proposta é incentivar a cultura de um sarau científico, com bom chope, juntando cientistas e não cientistas para falar sobre temas interessantes. O Chopp comCiência nasceu em Campinas. No Rio, está ocorrendo pela terceira vez.


(Equipe Chopp comCiência Rio de Janeiro)

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *