Chopp comCiência no Rio | Raça, gênero e ciência

Próxima edição carioca do Chopp comCiência será realizada na Lapa, no dia 13/11, de 19h às 21h, no bar Cortiço Carioca. Entrada gratuita.

Cientista polonesa, naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade; primeira mulher a ser homenageada com o Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes, Marie Curie, sem dúvidas, é um ícone na ciência no século XIX. Porém, até chegar lá, Marie Curie teve que enfrentar um longo caminho, inclusive sendo recusada para trabalhar como cientista na Universidade da Cracóvia apenas por ser mulher.

James Howard Meredith, depois de ser rejeitado duas vezes, foi o primeiro negro a ingressar numa universidade nos Estados Unidos em 1962, uma época em que as universidades mantinham uma cultura de segregação racial e eram frequentadas somente por brancos.

2018. Nos cursos de engenharias percebe-se que a maior parte dos alunos são do sexo masculino, onde tem 75,19% de homens contra 24,81% de mulheres – 2,4% são negras. Já em relação à medicina, as mulheres perfazem 60,84% do total de alunos do curso, contudo, somente 1,53% são pretas e 16,86% são pardas.

 

Mas afinal, a Universidade é para todos?

Esses dados são facilmente observados quando entramos em uma sala de aula de uma faculdade, e vimos uma parcela reduzida de negros e indígenas. Mas por que será que isso ainda acontece?

Mesmo tendo passado mais de 100 anos desde Marie Curie e 56 anos do primeiro aluno negro no ensino superior dos Estados Unidos, continuamos vendo esse tipo de situação em que mulheres, negros e índios são desvalorizados, sem representatividade significativa em diferentes áreas acadêmicas e com poucas oportunidades.

A fim de tentar equilibrar essas desigualdades étnico-raciais e de gênero, acumuladas ao longo de anos, foram criadas ações afirmativas que visam oferecer igualdade e oportunidades a todos.

E por mais que essas ações estejam em funcionamento há alguns anos, outras perguntas continuam: quais desafios que os estudantes encontram após entrarem nas Universidades através das cotas? Existe programa de acolhimento, oferta de material didático, instalações adequadas? Faltam políticas de combate à discriminação e machismo dentro das universidades? Os funcionários são preparados para receber estes estudantes?

Para nos ajudar com esses questionamentos iremos receber a professora Danieli Balbi (Ciência da Literatura/UFRJ) e o Luciano Cerqueira, pesquisador associado do Laboratório de Políticas Públicas (LPP‐UERJ), que irão conversar conosco sobre as ações afirmativas e explorar melhor o assunto.

Venha debater esse importante tema conosco no dia 13/11, de 19h às 21h, no bar Cortiço Carioca, Lapa. A entrada é gratuita e só paga o que for consumido no local.

Confirme sua presença no evento do Facebook!

 

 

 

 

 

 

Sobre o Chopp comCiência

Ciência também é cultura e deve estar em todo lugar, inclusive no bar! Por isso, a NuminaLabs, empresa de geração de marketing digital, conteúdo científico e educacional decidiu tirar os pesquisadores de seus laboratórios para proporcionar a todos uma roda de conversa interdisciplinar e informal, onde todos podem participar fazendo perguntas, fornecendo informações complementares ou apenas dando sua opinião sobre os mais diversos assuntos.

A proposta é incentivar a cultura de um sarau científico, com bom chope, juntando cientistas e não cientistas para falar sobre temas interessantes. O Chopp comCiência nasceu em Campinas e no Rio de Janeiro está ocorrendo pela quarta vez.

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *