[Ciência às Seis e Meia] Doenças Virais Transmitidas por Águas com a Dr. Marize Miagostovich

Após o retorno da nova temporada do Ciência às Seis e Meia com o Dr. Henrique Lins de Barros, o Ciência às Seis e Meia conta, no dia 07 de fevereiro, com a apresentação da Dr. Marize Miagostovich (IOC – FIOCRUZ) sobre as doenças virais que são transmitidas por águas, focando em doenças entéricas.

“O lançamento de esgoto em águas representa um grande problema de contaminação ambiental, uma vez que a água contaminada é reconhecida como um veículo potencial para a transmissão de muitas doenças. Entre as doenças estão as diarreias e as hepatites transmitidas por vírus entéricos.”, disse a Dr. Marize em contato com a SBPC/RJ.

O tema se mostra relevante nesses meses iniciais do ano que ocorrem muitas pancadas de chuva pela cidade do Rio de Janeiro e, por consequência, aparecem alguns pontos de alagamento. E, em regiões que ainda apresentam saneamento inadequado, as pessoas acabam tendo um contato direto com o esgoto, o que representa um desafio para a saúde pública.

 

O Ciência às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de apresentações de divulgação científica voltada para o grande público que se deu início nos anos 80 com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na regional do Rio de Janeiro. Com o objetivo de aumentar o contato entre os cientistas e a população, a SPBC sempre traz temas atuais do mundo das ciências biológicas, exatas e humanas para serem discutidos com o público em apresentações com linguagem acessível.

O Ciência às Seis e Meia ocorre toda primeira quarta-feira do mês de forma gratuita e ainda conta com emissão de certificado de participação pela SBPC/RJ.

 

 

Ciência às Seis e Meia

Doenças Virais Transmitidas por Águas” com a Dr. Marize Pereira Miagostovich, pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz e Chefe do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz.

Dia 07 de Fevereiro às 18h30

Local: Fórum de Ciência e Cultura – Salão Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE)

Avenida Rui Barbosa, 762 – Flamengo

Evento no Facebook

 

O Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Conta ainda com o apoio do Fórum de Ciência e Cultura e o portal de divulgação científica A Ciência Explica.

 


Biografia

MARIZE PEREIRA MIAGOSTOVICH é doutora em Biologia Parasitária, pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz e Chefe do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz, também na Fiocruz.

Tem experiência na área de Microbiologia Médica, com ênfase em Virologia. Desenvolve atividades relacionadas com os principais vírus responsáveis pela gastroenterite viral aguda, com destaque no diagnóstico e epidemiologia molecular dos norovirus. Em 2004 iniciou a linha de pesquisa em Virologia Ambiental, atuando no desenvolvimento de metodologias moleculares de detecção destes vírus em ecossistemas aquáticos.

Participou de diversos projetos, entre eles o Global Waterborne Pathogens Project (UNESCO-GWPP) e Detecção e caracterização molecular de vírus gastroentéricos e emergentes em ecossistemas aquáticos da cidade do Rio de Janeiro. Já ministrou diversos cursos sobre Virologia Ambiental e apresentações de popularização da Ciência e Tecnologia sobre viroses de veiculação hídrica.

 

 

 

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *