Ciência também é Pop – Coronavírus: o que é fake o que é fato?

Compartilhe Ciência
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Muito tem se falado sobre a Covid-19, doença que tem se espalhado pelo Mundo e causada por um tipo de Coronavírus. Junto com essa propagação, vemos também o compartilhamento de muitas notícias duvidosas ou mesmo mentirosas. Para ajudar a esclarecer um pouco esses pontos, a edição desse mês do “A ciência também é Pop” tratará sobre o que é fake e o que é fato sobre a Covid-19. Usar máscara, sim ou não? Porque o isolamento é importante? O que fazer para se prevenir?

Para isso, devido às recomendações da OMS de obediência ao isolamento social para contenção da propagação do Covid-19, o projeto será realizado de maneira online dia 31 de março, terça-fera, na página da Secretaria de Cultura de Porto Ferreira, através do Facebook.

Para debater essas questões e tirar dúvidas do tema, a convidada desta edição será a Fernanda Troyner, graduada em Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com período sanduíche no Rochester Institute of Technology (NY-USA) cursando Biomedical Sciences. Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda em Farmacologia pela mesma instituição. Atualmente pesquisa o efeito de certos medicamentos na memória, Fernanda também atua com divulgação científica e projetos de extensão, até 2015 auxiliou em um projeto de fiscalização social nas compras públicas de medicamentos para suprir a demanda do SUS. Desde o início da crise do Coronavírus tem atuado nas redes sociais para orientar a população e desmentir fake news

Ciência também é Pop – O que é?

Idealizado pelo doutorando em Engenharia de Sistemas Agrícolas (ESALQ/USP) Leonardo Magalhães, em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de Porto Ferreira, o projeto tem como objetivo mostrar a importância da ciência na vida das pessoas e mostrar como ela é presente até nas séries de TV mais assistidas.

Sempre que se pensa num cientista, ele é imaginado como alguém “maluco”, produzindo um conhecimento que nem sempre todos entendem. Pelo menos, em alguns filmes e séries de TV é assim que os cientistas são retratados. Isso quando não é visto como o vilão da história, mas não é assim que a ciência é feita. Ela é mais simples do que se imagina e é tão comum no dia a dia que às vezes não se nota sua importância para a sobrevivência da humanidade.

Ciência Também É Pop em 2019 com casa cheia.

Por isso, o projeto Ciência Também É Pop quer apresentar a ciência de uma outra forma. Mostrando que ela pode ser divertida, lúdica e de fácil compreensão. Assim, sabe aquele filme, série ou até música que todo mundo comenta? Então, eles podem ser a introdução perfeita para que se possa discutir inovações científicas, descobertas e outros temas da ciência e inovação.

Ano passado foram realizadas quatro edições do evento, e essa será a segunda de 2020, já foram tratados temas como: “Game of Thrones e o aquecimento global”, “Harry Potter e o método científico” e “Pokémon e a ciência cidadã”.

Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Celia Campos Tobaldini-Mansbach
  3. Masashi C. Inoue

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *