Ciências às Seis e Meia | Eleições 2.0: A influência da internet

Quais os efeitos da Internet no processo eleitoral? As chamadas “fake news” tem um papel importante nesse processo? Esse novo ecossistema da comunicação pode influenciar na formação do voto?

Para orientar nosso público sobre o fenômeno da desinformação online, em tempo de eleições, o Museu do Amanhã, o Instituto de Desenvolvimento e Gstão – IDG e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC convidam você para o evento Ciências às Seis e Meia | Eleições 2.0: A influência da internet no nosso voto, que acontece dia 3 de outubro, quarta-feira, das 18h30 às 21h, no Observatório do Amanhã, Museu do Amanhã.

No encontro, o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, Fábio Vasconcellos, dará uma visão geral de algumas tendências no processo de formação do voto diante do cenário no qual a comunicação interpessoal por meio digital avança disputando espaço com o modelo tradicional de comunicação política via televisão

O fenômeno da internet é, na verdade, um universo bastante amplo que alcança um público maior que as mídias tradicionais usando uma abordagem pessoal, moderna e jovem. A desinformação segue os mesmo padrões e circula, especialmente através de redes sociais.

É muito importante conhecer técnicas de manipulação, mas tão importante quanto isso é saber o que fazer com informações manipuladas e como checar boatos e afirmações suspeitas. O método científico de verificação pode ser uma arma poderosa contra o avanço de informações falsas.

 

Ciências às Seis e Meia
O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ano de 2018, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Museu do Amanhã. Confirme sua presença no evento do Facebook e fique sabendo de mais novidades. O evento está sujeito à lotação.

 


Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Luiz Figueira

Obrigado por apoiarem nosso site através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas.

Não pode ajudar financeiramente? Compartilhar nossos posts nas redes sociais e nos seguir já ajuda muito!

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *