Ciências às Seis e Meia – O futuro do transporte: veículos de levitação magnética

A qualidade de vida nas grandes cidades é afetada todos os dias por longos engarrafamentos. Além de prejudicar a mobilidade da população, a maior parte dos veículos também estão presos no sinal vermelho da sustentabilidade, aumentando a poluição do ar.

Na próxima edição do Ciências às Seis e Meia, dia 4 de julho, às 18h30, o pesquisador Richard Stephan abordará os veículos de transporte urbano por Levitação Magnética (MagLev) e discutirá como eles podem solucionar problemas de transporte nas cidades.

Na palestra, Stephan, que é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ, também apresentará diferentes métodos de Levitação Magnética empregados para transporte e os principais projetos em operação no mundo. Um destaque será dado ao projeto MagLev-Cobra, desenvolvido pela UFRJ e em operação experimental desde outubro de 2015, já tendo transportado cerca de 10 mil visitantes. Por fim, as vantagens da Levitação Magnética em comparação ao tradicional sistema Roda-Trilho, bem como uma comparação entre as técnicas de levitação, também serão debatidas com o público participante.

Dr. Richard Stephan apresentando o MagLev-Cobra em uma das visitas abertas ao público. Fonte: COPPE/UFRJ

Stephan tem larga experiência em projetos de levitação magnética. Membro do IEEE, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, que reúne os principais especialistas nesse campo em todo o mundo, ele também é pesquisador sênior do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

O evento é gratuito e emite certificados digitais de participação. As inscrições para assistir a palestra são realizadas pelo site do Museu do Amanhã.

 

Ciências às Seis e Meia

O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de grandes cientistas aberto para todos que gostam de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Promovido há mais de vinte anos pela SBPC, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 2018 o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre toda primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia. O projeto também conta com a parceria do site de divulgação científica A Ciência Explica.

 


Texto escrito pela equipe do Museu do Amanhã.

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *