Ciências às Seis e Meia | Reconstruindo o passado: novas descobertas da paleontologia no Brasil

O passado, assim como o futuro, está sempre em construção. Ou, para os paleontólogos, em reconstrução. Na próxima edição do Ciências às Seis e Meiadia 4 de setembro, às 18h30, Alexander Kellner apresentará os mais novos achados relacionados aos pterossauros, incluindo suas ocorrências no sul do Brasil e na China, onde recentemente foram descobertas acumulações com centenas de vestígios.

Diretor do Museu Nacional, Kellner abordará as questões mais polêmicas sobre esses répteis alados, mostrando como é feita a pesquisa na paleontologia e ainda trazendo fósseis para o conhecimento do público. Pois mesmo conhecidos por mais de dois séculos, ainda persistem diversas dúvidas a respeito dos pterossauros, que variam desde a sua posição filogenética na cadeia evolutiva dos répteis até da sua capacidade de voo, passando por questões sobre a seus hábitos alimentares e reprodutivos. Ao final, ele discutirá a contribuição que os estudos dos fósseis proporcionam para o conhecimento da vida no planeta.

Alexander Kellner já realizou atividades de coleta do norte ao sul do país. Além da intensa atividade acadêmica, atua na divulgação científica através de palestras e artigos populares como a coluna mensal Caçadores de Fósseis, na Ciência Hoje. Membro da Academia Brasileira de Ciências, recebeu o prêmio da The World Academy of Sciences na categoria de Ciências da Terra de 2010 e acaba de ser admitido na Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

 

Ciências às Seis e Meia
O projeto Ciência às Seis e Meia é um ciclo de palestras de cientistas para públicos não especializados. Criado nos anos 80 pela Regional Rio de Janeiro da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tornou-se programa indispensável para quem gosta de conhecer novas ideias e perspectivas nas mais diversas áreas do conhecimento. Para o ano de 2018, o Ciência às Seis e Meia é realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorre na primeira quarta-feira do mês, sempre às seis e meia.

Ciência às Seis e Meia é organizado pela SBPC – RJ e SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em parceria com o Museu do Amanhã e o site de divulgação científica A Ciência Explica.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do Museu do Amanhã. Confirme sua presença no evento do Facebook e fique sabendo de mais novidades. O evento está sujeito à lotação.

ATENÇÃO
Excepcionalmente, essa edição irá ocorrer na TERÇA-FEIRA (04/09) ao invés de quarta-feira devido ao evento do Camp Serrapilheira que irá acontecer no Observatório do Amanhã na quarta-feira.

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *