Cursos gratuitos – ConsCiência Cidadã

O programa ConsCiência Cidadã é uma iniciativa de intervenção educativa e de pesquisa científica que propõe formação de pessoas para atuarem com ecoturismo, manejo de fauna, manutenção de trilhas, restauração ecológica e condicionamento físico no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro.

Realizada pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, pelo Instituto Itapoty e Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), o programa ConsCiência Cidadã oferece cursos procurando integrar a sociedade nas atividades ambientais e científicas do Parque Nacional através da capacitação de cada indivíduo para agirem na preservação e manutenção do Parque.

Por isso, os principais selecionados para os cursos serão a comunidade de entorno do Parque, guias turísticos, escoteiros, bandeirantes, seguido de profissionais e estudantes de Biologia, Ecologia, Turismo, Educação Física, Engenharia Ambiental, Agronomia, Engenharia Florestal, Geologia, Geografia, profissionais da área ambiental.

Cada curso do programa ConsCiência Cidadã será composto de duas etapas de 40h cada: (a) etapa teórico-prática; e (b) etapa de intervenções práticas com foco na aplicação do conteúdo do curso, contribuindo com coleta de dados científicos e para com o manejo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Como resultado, espera-se formar cidadãos-cientistas aptos a auxiliar em demandas práticas dos parques.

 

Os cursos do ConsCiência Cidadã

O curso Inventários de Animais Silvestres, aplicados à Ciência Cidadã e ao Ecoturismo de Base Comunitária, ministrado pelos Prof. Dr. Alexandre de Almeida; Ecólogo Murilo G. de Mello e Profa. M.Sc. Nijima Novello Rumenos, aborda a utilização de populações silvestres de Aves e Mamíferos para monitoramentos, resgate, licenciamento ambiental (EIA/RIMA), estimativas de biodiversidade, estudos de auto-ecologia e conservação.

No Brasil, estes conhecimentos somente são adquiridos em poucos cursos de especialização ou de pós-graduação, embora sejam exigidos com frequência como condicionantes de licenciamentos ambientais ou em estudos de impactos ambientais, sendo também, muito comuns em pesquisas ecológicas focadas em biologia da conservação. O curso preencherá lacuna importante para o aprimoramento de profissionais que trabalham com licenciamento (do governo ou da iniciativa privada), pesquisa científica ou conservação.

O segundo curso, Treinamento físico para saúde, para o desenvolvimento ambiental e para ciência cidadã, ministrado pelo Prof. M.Sc. Pedro Fernando Viana Felicio; Prof. Dr. Alexandre de Almeida; Ecólogo Murilo G. de Mello e Profa. M.Sc. Nijima Novello Rumenos, procura a capacitação em treinamento físico para saúde acoplado a ações ambientais de construção e manutenção de trilhas e recuperação e enriquecimento ambiental com metodologia de pesquisa ciência cidadã.

O objetivo deste curso é iniciar, testar e aprimorar um programa de voluntariado no modelo cidadão-cientista, através da prática de atividades físicas que concomitantemente promovam benefícios ambientais de interesse a gestão do parque e também sejam benéficos e estimulantes aos voluntários, de forma que o programa tenha continuidade a longo termo.

 

 

Como participar?

Os cursos são gratuitos, com oferta de alimentação e alojamento nas dependências do Parque, na primeira etapa, a teórico-prática. As inscrições estão abertas até o dia 30/06 através do site do FundiBio Eventos, com início no meio de julho.

Cada curso terá um certificado gerado pela Pró-reitoria de Extensão da Unesp para participantes com no mínimo 75% de presença.

Para maiores informações, como programação e cronograma de atividades, acessem os links acima. Para dúvidas e perguntas, entrem em contato: programaconscienciacidada@gmail.com

O programa ConsCiência Cidadã, coordenado pela Dra. Maria de Lourdes Spazziani, conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação da Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *