Exposição no MAST – “3D: Imprimindo o futuro”

“A exposição 3D: Imprimindo o Futuro une inovação e criatividade, permitindo com que os visitantes conheçam de perto o funcionamento das impressoras tridimensionais e tenham a possibilidade de criar seus próprios objetos.”

Desde março desse ano, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) conta com uma exposição composta por mais de 100 peças feitas utilizando a tecnologia de impressora 3D. A exposição 3D: Imprimindo o Futuro veio direto de Londres resultado de uma parceria com o Science Museum e outros institutos brasileiros.

Reprodução do rosto de Santo Antônio feita a partir de estudos da Universidade de Pádua, na Itália.

As peças foram impressas a partir de pesquisas científicas desenvolvidas em diversos institutos de ponta. Além das peças, os visitantes terão acesso a vídeos mostrando o processo de criação de modelos tridimensionais e a opinião de cientistas e engenheiros sobre as aplicações atuais da tecnologia e suas possibilidades futuras.

A tecnologia de impressão 3D foi o assunto central na reportagem da semana passada do Jornal Nacional sobre inovação no Brasil e trazia suas aplicações na área de medicina. Uma delas é a criação de modelos de medicina fetal no Instituto Nacional de Tecnologia que permite identificar problemas no desenvolvimento do feto. Na área da engenharia, a tecnologia é aplicada na produção de peças que permite diminuir seus custos. Enfim, as possibilidades de soluções criadas por meio destas impressões têm sido aliadas ao desenvolvimento em vários setores e a imaginação é o limite.

Portanto, a exposição 3D: Imprimindo o Futuro é uma grande oportunidade para apreciar essa tecnologia que está, aos poucos, gerando avanços nas ciências, nas artes, na indústria, na medicina, na engenharia e em diversas outras áreas. Vale a visita.

Valor: Entrada Gratuita.

Endereço: Museu de Astronomia e Ciências Afins. Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão, Rio de Janeiro.

Horários:

  • Terça à sexta: 9h às 17h
  • Sábado: 14h às 19h
  • Feriados: 14h às 18h.

A mostra ficará em cartaz até 31 de janeiro de 2018.


Referência

Museu de Astronomia e Ciências Afins. 3D: Imprimindo o futuro. 2017

Jornal Nacional. Série do JN sobre inovação mostra que futuro chegou e até já passou. 2017

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *