II Feira de Inovação Biotecnológica acontecerá na UFRJ

Compartilhe Ciência
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A feira de inovação será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro no Centro de Ciências da Saúde – auditório Rodolpho Paulo Rocco/UFRJ das 8h30 às 17h com inscrição gratuita.

A II Feira de Inovação Biotecnológica do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes e Fiocruz é uma oportunidade para estudantes e profissionais entrarem em contato com projetos de inovação, produtos e métodos de pesquisa desenvolvidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Fundação Oswaldo Cruz, contribuindo para sua divulgação e aplicabilidade. A inscrição da feira de inovação é gratuita.

Programação da feira de inovação

Durante os dois dia de evento teremos apresentações de profissionais da biotecnologia e inovação, apresentações de cases, pitchs de startups e pôsteres de trabalhos acadêmicos. Além das apresentações, haverá exposição de produtos, processos e serviços inovadores e de ponta desenvolvidos pela academia, startups e empresas no hall do auditório Rodolpho Paulo Rocco, conhecido como Quinhentão, no CCS. Acesse a programação completa aqui.

Na manhã do primeiro dia serão realizadas três palestras de profissionais da área de inovação. Começando com apresentação do Vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) da Fiocruz, Marco Aurelio Krieger, falando sobre a estrutura de pesquisa de desenvolvimento e inovação na Fiocruz; Paulo Coutinho, gerente da SENAI/CETIQT apresenta o papel da biologia sintética na inovação; e a parte da manhã se encerra com a apresentação de Vicente Ferreira, diretor de Parque Tecnológico da UFRJ. Na parte da tarde, alunos de pós-graduação irão apresentar pôsteres com seus trabalhos na área de biotecnologia. 

Couro, batons e cerveja: A microbiotecnologia da inovação – Microbiando Entrevista

No segundo dia, também no período da manhã, será realizada uma palestra da  Amanda Mangeon Vieira Ferreira, pesquisadora em Propriedade Industrial do INPI, falando sobre estratégias de propriedade industrial; em seguida, Milton Moraes irá apresentar o case “Programa Inova Fiocruz”; as apresentação de pitchs de startups e da academia com ideias inovadoras dentro da área de saúde pública ocorrerá em seguida, assim como a apresentação de pôsteres.

Melhores pitchs e trabalhos acadêmicos

As melhores startups e ideias inovadoras serão abrigadas pela Fiocruz. Os resumos selecionados pelo Comitê Científico serão publicados nos anais do evento. Os 10 melhores resumos relacionados a questões inovadoras serão divulgados durante o evento e o primeiro colocado será contemplado com uma viagem para qualquer congresso nacional, de sua preferência, assim como a inscrição para participação no evento também serão custeadas.

O evento é realizado pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes/UFRJ, em parceria com a FIOCRUZ, patrocinado pela FAPERJ, CAPES, UFRJ, Fiocruz, Shell, Merck, PROFNIT, SEBRAE e HIMEDIA com apoio do InovaCCS, Associação Brasileira de Startups de Saúde, Anbiotec Brasil, Bioinovar, UNICAST, Parque Tecnológico da UFRJ e Agência UFRJ de Inovação.

Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Masashi C. Inoue
  3. Celia Campos Tobaldini-Mansbach

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Você também poderá gostar:

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *