Inscrições abertas para a 25ª Semana de Microbiologia e Imunologia da UFRJ

Compartilhe Ciência
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A 25ª Semana de Microbiologia e Imunologia ocorrerá durante os dias 21 à 25 de outubro no Centro de Ciências e Saúde/UFRJ. Inscreva-se aqui.

Organizado tradicionalmente pelos alunos do curso de graduação em Microbiologia e Imunologia do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes desde 1994, a Semana Acadêmica de Microbiologia e Imunologia acompanha a trajetória do curso de graduação e completa 25 anos de existência em 2019.

A Semana de Microbiologia e Imunologia ocorrerá nos dias 21 à 25 de outubro no Centro de Ciências da Saúde/UFRJ, uma semana inteira de palestras, minicursos, cursos de atualização para professores, cursos para ensino médio, concurso de divulgação científica e diversas premiações e homenagens para alunos, professores e funcionários do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPG/UFRJ).

A grande diversidade de temas abordados durante a Semana de Microbiologia e Imunologia proporciona um contato significativo dos alunos de ensino médio e graduandos com profissionais qualificados e de áreas diferentes dentro da Microbiologia e Imunologia.

Palestras da Semana de Micro & Imuno

Esse ano, a palestra de abertura discutirá as inovações e mistérios da Astrobiologia com a participação da Dra. Claudia Lage (IBCCF/UFRJ) que irá explorar essa área multidisciplinar que estuda a origem, evolução e o futuro da vida no universo. Pensando nas implicações da AIDS no século XXI, Thiago Moreno Lopes e Souza (Fiocruz) abordará os desafios de conter essa epidemia nos dias atuais. E a Patrícia Reis, também da Fiocruz, vai fazer um panorama na atual situação das doenças emergentes e reemergentes no Brasil.

Na questão ambiental, a Dra. Marinella Laport, professora do IMPG, apresentará a importância do estudo de microrganismos marinhos. E o pesquisador Hugo Emiliano (UFF) trará as causas e impactos ambientais dos rompimentos de barragens, falando especialmente de Mariana e Brumadinho (MG).

O professor da casa, Diogo Jurelevicius, apresentará o potencial biotecnológico das Arqueas. Ainda na biotencologia, a Dra. Leda Castilho da Escola de Química da UFRJ, vem trazendo os avanços no desenvolvimento de vacinas contra Zika, Dengue e Febre Amarela utilizando partículas pseudo-virais de flavivírus.

Na área de Imunologia, a professora Miriam Werneck (IBCCF/UFRJ) vai abordar a imunoterapia contra o câncer através da exaustão de linfócitos T. E a Katia Carneiro (PCM/UFRJ) explicará a imunologia por trás da regeneração.

Ex-alunos do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes irão se reunir em uma mesa-redonda para discutir suas trajetórias no mercado de trabalho. Flávia Leal da AMBEV, Késia dos Santos da DASA, Anderson Fragoso do LABIM e Nicolas Marchon da Life Technologies contarão como chegaram onde estão, sua rotina e desafios de atuar em empresas e startups.

Como novidade na 25ª Semana de Microbiologia e Imunologia da UFRJ, vai ocorrer o I Concurso de Divulgação Científica. Os alunos que se inscreverem no concurso terão que explicar sua pesquisa em um vídeo de 60 segundos de forma fácil, criativa e contextualizada. Os vídeos inscritos serão avaliados por voto popular através do Facebook, resultando em um vencedor, e por uma comissão avaliadora que analisarão didático-pedagógico, adequação do conceito científico, criatividade, narrativa e fotografia, resultando em um segundo vencedor. Os ganhadores, além de divulgar sua pesquisa, irão levar um belo prêmio para casa.

Cursos e minicursos

Os minicursos, que ocorrerão ao longo da Semana de Microbiologia e Imunologia, abordarão assuntos variados como produção artesanal de cerveja, microscopia: uma visão geral, controle de qualidade microbiológico na indústria: como e por que fazer?, microbiologia em libras e podcast: do roteiro ao fone. Não deixem para escolher o minicurso por último, pois as vagas são limitadas e costumam acabar bem rápido.

O curso de atualização para professores, implementado em 2017, vem com a intenção de resgatar temas de importância fundamental para o ensino de microbiologia e imunologia nas escolas de forma didática e contextualizada no cotidiano do aluno. Ao longo do curso, que durará 2 dias, serão abordados assuntos como classificação filogenética dos microrganismos, a importância da microbiota, alergias e suas causas, inovações em vacinas e infecções sexualmente transmissíveis, as ISTs.

Além de curso para professores, os alunos do ensino médio terão um curso mais curto em que se pretende introduzir conceitos de áreas específicas da microbiologia – ambiental, médica e virologia – e imunologia relacionado ao cotidiano dos alunos e ideal para o jovem que pretende conhecer mais sobre a carreira científica.

Quer saber como foi a edição anterior da Semana de Microbiologia e Imunologia? Ouça o episódio especial do Podcast Microbiando.

24ª Semana de Microbiologia e Imunologia da UFRJ – Microbiando Entrevista

Inscrições para a Semana de Microbiologia e Imunologia

A inscrição para participar do ciclo de palestras, mesas-redondas e minicursos serão divididos em dois lotes e poderão ser feitos através do site.

Do dia 9 de agosto até o dia 30 de agosto, será vendido o primeiro lote no valor de R$25. O segundo lote será vendido a partir de 01 de setembro, no valor de R$30. Além de participar de palestras e minicursos, os interessados na área científica poderão submeter resumos de seus trabalhos relacionados à área de microbiologia e imunologia para apresentar seus pôsteres durante o evento. A submissão de resumos será aceita até o dia 04 de outubro.

A 25ª Semana de Microbiologia e Imunologia da UFRJ é organizado pelos alunos Anna Luiza Bauer, Ariane de Souza, Ester Maia, Felipe Matheus de Lima, Fernanda Brito, Gabriel Valente, Gustavo Meira, Isabelle Lopes, João Victor de Deus, Júlia Maria Loureiro, Letícia Barcellos, Lohane de Oliveira, Lucas Magalhães, Luis Tan, Manoel Oliveira, Mariana Barbosa, Pedro Dias, Rafaela Oliveira, Talita Alves, Thaís Felix, Thaís Tavares, Vinícius Silva e Yan de Carvalho, coordenados pelo corpo docente do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes. E possui apoio do site A Ciência Explica, do Podcast Microbiando, do curso Bioforense, da PlastLabor Microbiologia, do VivaMar Cursos, da Editora Fiocruz, da Rio Eco Pets, da empresa Canudo, da For.Sci Projetos Educacionais e do Conselho Regional de Biologia-02.

Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Gabriel Siqueira
  3. Masashi C. Inoue
  4. Celia Campos Tobaldini-Mansbach
  5. Eduarda Moura

Obrigado por nos apoiarem através do nosso financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas. Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *