Exposição no Museu do Amanhã: Mundos Invisíveis – Mostra de Arte Científica Brasileira

Cientistas brasileiros de diferentes instituições terão micrografias e imagens fascinantes de seus trabalhos expostas no Museu do Amanhã durante a exposição “Mundos invisíveis – Mostras de Arte Científica Brasileira” até 7 de janeiro do 2018.

Conectividade Cerebral: Criação de Theo Marins, Fernanda Tovar-Moll, Jorge Moll e Ricardo de Oliveira/Unidade de Conectividade Cerebral – Instituto D’OR de Pesquisa e Ensino. Fonte: idor.org

A exposição, realizada pelo Museu do Amanhã e pelo grupo multidisciplinar da BioArt, disponibiliza 24 obras feitas através de diferentes técnicas microscópicas e de neuroimagens.  As telas são consideradas artes científicas que exibem um lado do mundo científico geralmente invisível aos olhos nus do visitantes: estruturas de cristais de óxido de zinco que, olhando despretensiosamente, lembram um belo lírio d’água cumpre perfeitamente o papel de aproximar a sociedade da ciência através da cultura e da arte.

“Esses documentos técnicos de grande importância para o desenvolvimento da ciência podem ser considerados autênticas expressões artísticas contemporâneas com poder de criar imediata conexão com a sociedade”, diz um dos coordenadores da ArtBio, De Aquino.

Nessa inovadora exposição, o Museu do Amanhã e o ArtBio conseguem, através da arte, trazer diferentes significados para as imagens de trabalhos científicos brasileiro, difundindo a ciência tupiniquim para os próprios brasileiros, além de traduzir o conhecimento para que fique acessível a todos.

 

Serviço

Endereço: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro do Rio de Janeiro

Horário: Terça-feira à Domingo. 10h às 17h.

Valor: R$20 (inteira)/Terça-feira a entrada é gratuita


Pesquisadores convidados:
Maria Inês Machado, Cínthia Gabriely Zimmer, Luciano de Souza Queiroz, Cláudia de Lima Nogueira, Leonardo Sales Araújo, Thomas Costa Padilha, Camilla Carla Cardoso, Christina da Silva Camillo, Marcel Menezes Lyra da Cunha, Jefferson Fabrício Cardoso Lins, Hugo Ricardo Zschommler Sandim, Jacenir Mallet, Margareth Cardozo de Almeida, Teresa Cristina Gonçalves, Antônio Carlos Franco Barbosa, Cláudia Janice Colombelli Agostini, Érica Moniz Ferreira da Silva, Janaina da Costa Pereira Torres de Oliveira, Theo Marins, Fernanda Tovar-Moll, Jorge Moll, Ricardo de Oliveira, Paulo Cesar Naoum, Anissa Daliry, Daniel Lorscheitter Baptista, Dyego Maia de Oliveira, Pedro Camargo, Francisco Rangel, William Lopes, Marilene Henning Vainstein, Bianca Rangel e Selma Michelin Matheus.

 

Realização:

ArtBio

Museu do Amanhã

 

Apoio:

Zeiss

Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino

Você também poderá gostar:

comentários

Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top 10 mais lidas

%d blogueiros gostam disto: