Bares do Rio de Janeiro recebem o festival científico Pint of Science em maio

Pint of Science ocorrerá nos dia 20, 21 e 22 de maio nos bairros de Maracanã, Centro, Flamengo, Botafogo, Freguesia e na cidade de Nilópolis, o bairro Olinda.

De todos os lugares que você possa imaginar, talvez, o bar seja o último lugar onde a ciência poderia ter espaço. Mas o festival internacional Pint of Science está em sua 4ª edição no Rio de Janeiro e mostra que tem força!

Para quem não conhece o festival Pint of Science, ele é bem semelhante aos festivais de música como o Rock in Rio ou o Lollapalozza, onde há diversos cantores e bandas tocando em palcos diferentes ao mesmo tempo durante alguns dias. É só trocar os astros do mundo da música pelos astros do mundo da ciência, trocar os palcos por bares e as músicas por ciência (se bem que às vezes tem ciência e música)! E caso você não esteja familiarizado com o termo pint, ele faz alusão a um copo específico usado para se beber cerveja, normalmente na Inglaterra.

Durante três dias consecutivos (20, 21 e 22 de maio), cinco bares em diferentes bairros do Rio de Janeiro e um bar em Nilópolis irão receber diversos cientistas para conversar com o público sobre os mais inusitados temas.

Com um total de 23 temas divididos entre os seis bares, teremos apresentações sobre a relação entre ciência e arte no bar Teto Solar, em Botafogo; no bar Empório Colonial, no centro do Rio, está programado para ocorrer uma conversa sobre as pesquisas em Marte e sua possível colonização; um bate-papo no bar Mestre Cervejeiro, no Flamengo, tenta responder a grande pergunta “Estamos sozinhos no Universo?”; já no bar Fábrica Nômade, em Freguesia (Jacarepaguá), a conversa fica na Terra e traz as dúvidas e curiosidades sobre os diferentes usos medicinais da Cannabis e sua legalização; o Maracanã ficou com a difícil missão de falar sobre o resgate dos acervos do Museu Nacional e a ciência pós-desastre no Dubom Chopperia Carioca. Em Nilópolis, o festival vai acontecer no bar Garage, Rock & Beer, no bairro de Olinda, com conversas sobre os matemáticos desconhecidos pela população; a fiscalização das leis ambientais; divulgação científica em museus e muito mais!

Esses são somente alguns temas no Rio de Janeiro. A programação completa do Rio pode ser encontrada no site PintOfScience.com.br/events/RioDeJaneiro ou nas redes sociais do site A Ciência Explica, apoiadora do Pint of Science no Rio de Janeiro, junto com o Podcast Serendip, Podcast Microbiando e SBPC – RJ.

Patrocinadores Eppendorf Brasil e Editora Zahar. Realização UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

 

 

Se você tem sede de Ciência, não perca o Pint 2019!

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *