SoapBox Science Brasil 2020 recebe inscrições de mulheres cientistas

Compartilhe Ciência
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

As inscrições para a SoapBox Science Brasil estarão abertas até o dia 02 de março para eventos na cidade de Maceió, Rio de Janeiro e Salvador

A SoapBox Science é um evento de divulgação científica na rua feito por mulheres que fortalece e dissemina as pesquisas científicas e a presença das mulheres cientistas nas diversas áreas das ciências. Além disso, o evento faz refletir sobre as questões de diversidade na ciência e igualdade de direitos entre homens e mulheres, desconstruindo, também, o estereótipo de que cientistas são homens cisgênero, brancos e de meia-idade.

Pesquisadoras do Reino Unido foram as idealizadoras da SoapBox Science, que esse ano toma conta de locais públicos em 15 países diferentes. A principal proposta é exaltar a produção científica feita por mulheres cientistas e transformar áreas públicas da cidade em uma verdadeira arena para debate científico e divulgação científica de qualidade.

Em 2019, o Brasil organizou a primeira edição da SoapBox Science Brasil sob coordenação da Drª. Tatiana Pinto da UFRJ e uma equipe super competente formada somente por mulheres. Foram dois dias incríveis de muita ciência, troca de conhecimento e aprendizagem na SoapBox Science Brasil que teve como base a cidade do Rio de Janeiro. O evento aconteceu em dois locais diferentes, o primeiro dia foi em frente ao Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro e o segundo, no supermercado Extra da Barra da Tijuca. Veja como foi o primeiro dia da SoapBox Science Brasil:

Veja como foi a edição de 2019 no Rio de Janeiro. Produção: A Ciência Explica

Inscrições abertas até o dia 02 de março

Se você é mulher – e a SoapBox Science usa um conceito inclusivo do que é ser mulher -, apaixonada por sua pesquisa e determinada em conversar sobre ela com pessoas em locais público, de uma forma divertida e informal, INSCREVA-SE no site oficial! As organizadoras estão procurando cientistas de todas as áreas das ciências, de pesquisadoras iniciantes até professoras e cientistas empreendedoras.

Na segunda edição, o Brasil vai sediar a SoapBox Science em três Estados diferentes e recebe inscrições de cientistas mulheres de todo o país. O evento vai ocorrer em Salvador/Bahia, Rio de Janeiro/RJ e Maceió/Alagoas. Confira as datas:

Salvador/BA – 5 de junho
Rio de Janeiro/RJ – 18 de julho
Maceió/AL – 22 de novembro

Como dito, a SoapBox Science usa uma definição inclusiva de ‘mulher’. Eles aceitam e incentivam inscrições de não-binários e de genderqueer. E no Brasil, como também estamos inseridos em discussões raciais em relação a ciência e academia, ressaltamos que inscrições de mulheres negras são bem-vindas e necessárias se queremos falar sobre igualdade.

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *