Dia Mundial da Ciência

Por Vitória Fernanda do Rosário Garcia, aluna de graduação do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes, UFRJ.

Marie Curie, Albert Einstein, Stephen Hawking, Charles Darwin, esses são alguns nomes que a humanidade não há de esquecer. Hoje, 24 de novembro, é o dia Mundial da Ciência e nós, d’A Ciência Explica e do Podcast Microbiando, não poderíamos deixar de homenagear estes e tanto outros cientistas, famosos ou não, por contribuírem com esta prática.

Primeiramente, gostaríamos de ressaltar a importância da ciência para a humanidade, pois por meio dela é possível inovar e descobrir novas possibilidades no mundo em que vivemos; por meio dela foi possível descobrir como se dá a composição do nosso corpo, foi desenvolvida a teoria da relatividade e descoberta a eletricidade; o motivo de Rio Negro e Solimões não se misturam no Encontro das Águas, foi através da ciência que Pasteur refutou a teoria da abiogênese, que se descobriu como é possível realizar clonagem, entender como as características hereditárias são passadas para as gerações e conhecer novas espécies de seres vivos, tendo a oportunidade de estudá-los.

Gostaríamos de incentivar que vocês também façam ciência, pois ela não é realizada somente por estudantes, professores e cientistas. Praticar a ciência pode ser mais simples do que pensamos, está no simples ato de olhar para o mundo a volta com olhos curiosos, tentar desmistificá-lo, compreender o porquê e como tudo funciona.

Cada um de nós do Podcast Microbiando tem uma ideia do que é fazer ciência e aqui vão algumas ideias sobre o que nós pensamos sobre isso:

Pra mim fazer ciência é a busca do conhecimento, é o prazer de descobrir algo que ninguém mais sabia e repassar esse conhecimento para o desenvolvimento da sociedade. É ter ideias sobre como algo funciona e provar de forma concreta se essa ideia estava certa ou não

Rosana Ferreira

 

Ciência está em tudo na nossa vida e no nosso dia a dia, nas nossas casas, nas roupas que vestimos, na comida, no remédio que tomamos, na condução que nos leva para o trabalho. Fazer ciência é estudar a realidade de forma lógica e sistemática para entender os fenômenos naturais que nos cercam e contribuir para o desenvolvimento e bem estar da humanidade

Leandro Lobo

 

Acho que seria buscar o conhecimento para passar para que todos a usem”

Gabriel Martins

 

Fazer ciência é desvendar um mundo que não vemos, mas imaginamos e até sonhamos. Perseguindo de forma solitária ou acompanhada fenômenos simples que se tornam complexos a cada nova descoberta. Resumindo fazer ciência é abrir os olhos da alma para as maravilhas da Natureza e te faz sentir parte de algo muito maior

Eduardo Volotão.

 

Por fim, vale ressaltar, também, como é importante promover a ciência para as novas gerações, de forma que se possa despertar a curiosidade nas crianças e incentivá-las a buscar as novidades a serem descobertas e comprovadas no mundo em que vivemos.

Deixamos aqui uma frase que resume a ideia central do que é a ciência para nós:

“Existe uma coisa que uma longa existência me ensinou: toda a nossa ciência, comparada à realidade, é primitiva e inocente; e, portanto, é o que temos de mais valioso”

Albert Einstein.

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *