Hoje a Nossa Escola é a Universidade

Imaginem os alunos de uma escola menos favorecida do Rio de Janeiro tendo um dia de total imersão em atividades científicas em uma universidade. Seria maravilhoso, não é?

E se eu te dissesse que todo ano esse dia acontece no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG), na Universidade Federal do Rio de Janeiro?!

O Projeto Hoje a Nossa Escola é a Universidade começou em 2009 com uma ideia da profª. Agnes Marie Figueiredo, diretora do IMPG à época, de possibilitar a vivência de uma grande feira de ciências através das atividades desenvolvidas por professores do IMPG para crianças carentes.

“Com o passar do tempo, o projeto foi ganhando sua “cara” dentro do Instituto por tirar nossos alunos, técnicos e docentes de suas rotinas diárias. Dentro do Instituto, para os Técnicos Administrativos, o projeto é voluntário. No caso dos Docentes, o projeto complementa a necessidade de Extensão em seus currículos”, nos explica a Coordenadora Administrativa Cleide Xavier, que acompanha o projeto desde o início.

Esse ano o Projeto Hoje a Nossa Escola é a Universidade ocorreu no dia 28 de novembro e contou com a presença de 46 crianças de diferentes lugares. Algumas vieram da Casa de Acolhida Frei Carmelo Cox, outras eram alunos do 5º ano da Escola Municipal Ramiz Galvão, em Realengo, e ainda contou com crianças convidadas.

As atividades são divididas de forma que as crianças recebam um embasamento mais teórico assim que elas chegam ao Instituto de Microbiologia.

Elas participaram de ciclo de conversas introduzindo a importância dos microrganismos na nossa vida através de atividades lúdicas como teatro de fantoches e livros infantis na parte da manhã. Após o almoço, as crianças visitaram diversas oficinas montadas por professores e alunos em três laboratórios de aula do IMPG.

Nessas oficinas as crianças aprendem a como escovar os dentes e lavar as mãos corretamente; aprendem sobre os microrganismos da microbiota; jogam games que demonstram a ampla diversidade dos microrganismos na natureza; assistem vídeos que demostram a importância dos microrganismos para os seres humanos e para o planeta; sentem na prática como é usar alguns instrumentos de laboratório como pipeta, placa de Petri e microscópios; observam no microscópio microrganismos que podem ser encontrados no ambiente e que não nos fazem mal; mas também são alertados sobre os microrganismos que causam doenças e a importância de manter uma boa higiene pessoal e muitas outras oficinas.

Por volta de 15h, as crianças foram reunidas na sala de aula para celebrarem o sucesso do evento com bolo e receberem os diplomas e kits escolares.

“Esse ano, devido a grave crise de recursos, o projeto foi patrocinado pelos Docentes participantes (lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e festa), além das empresas que colaboraram com os kits finais entregues as crianças (livros, cadernos, canetas, canetinhas, lápis, borrachas): Mutare Distribuidora e prestadora de serviços, Meta Extintores, L.V. Freitas Comercial e serviços, V&R Papelaria e suprimentos de informática Ltda-ME e Nutriplace Comercial Ltda”, diz Cleide Xavier.

O Projeto Hoje a Nossa Escola é a Universidade é anual e atualmente conta com a Coordenação Geral e Científica da Profª. Agnes, com a Coordenação Administrativa de responsabilidade da Cleide Xavier e com a Coordenação Artística de responsabilidade da Profa. Maria Isabel Liberto.

Veja algumas fotos do evento:

Você também poderá gostar:

comentários

Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

Um comentário em “Hoje a Nossa Escola é a Universidade

  • 12 Abril, 2018 em 11:58 am
    Permalink

    Quanto conteúdo de qualidade nesse site. Obrigado por compartilhar. Abraço

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: