História da Ciência em Quadrinhos: O uso de HQ’s na divulgação da ciência

A história em quadrinhos, “Astronomia & Mecânica Clássica”, do projeto “História da Ciência em Quadrinhos” foi lançado na semana passada (31 de agosto) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde o projeto é desenvolvido por professores e alunos. O intuito do projeto é criar recursos didáticos lúdicos para divulgar a ciência, focando num público de crianças e jovens.

O projeto teve início em 2013, quando as histórias eram publicadas online. Porém, como o objetivo do projeto é utilizar as histórias em quadrinhos na complementação do ensino de ciências nas salas de aula, pensou-se em fazer a HQ em formato impresso para serem doados às escolas públicas. “Bem, nem todos os alunos tem acesso a conteúdo digital, mesmo hoje em dia. O formato impresso, quando usado pelos professores como forma de apoio, tem como objetivo abranger todas as classes sociais”, afirma Tiago Lima, um dos coordenadores do projeto.

A narrativa das histórias em quadrinhos, em linguagem simples e divertida, pode ser usada para atrair o interesse dos alunos nas matérias relacionadas às ciências e, nesse caso, física e matemática, já que a história fala sobre Galileu Galilei, grande cientista do século XVII. Em uma mistura de história e ficção, os alunos estarão conhecendo esse universo incrível, onde as estrelas centrais são os cientistas e suas descobertas.

Volume I, “Astronomia & Mecânica Clássica”, da série “História da Ciência em Quadrinhos”. Foto: Facebook @hqciencia

Astronomia & Mecânica Clássica: Galileu Galilei e viagens no tempo

O enredo da HQ é uma mistura de entretenimento e aprendizado. Conta com inúmeras referências à cultura POP, como Doctor Who, De Volta Para o Futuro e O Guia do Mochileiro das Galáxias, o que também pode atrair e chamar a atenção do público que gosta de temas mais fantasiosos.

“Astronomia & Mecânica Clássica” é o primeiro volume da série de HQ “História da Ciência em Quadrinhos”. A história começa quando Galileu é sequestrado por Izzy, um viajante do espaço-tempo, e levado para o futuro numa máquina do tempo (uma geladeira velha, chamada Marvin) que foi criada por Izzy e Lis, dois jovens cientistas.

A história é bem desenvolvida desde o primeiro capítulo e conta com ótimas ilustrações. Para a HQ chegar até o lançamento, os coordenadores fizeram uma campanha de financiamento coletivo, no final de 2016, para imprimir a primeira tiragem. O financiamento gerou o suficiente para imprimir 600 exemplares do primeiro volume que serão doadas para escolas e bibliotecas. Alguns dos apoiadores do projeto obtiveram pacotes com várias HQ’s, destinadas também para doação, totalizando 330 exemplares.

Volume I, “Astronomia & Mecânica Clássica”, da série “História da Ciência em Quadrinhos”. Foto: Facebook @hqciencia

O volume II da “História da Ciência em Quadrinhos” já foi pensado, porém, ele vai passar por toda uma reformulação e seu roteiro será re-escrito. “Pensamos em Termodinâmica, mas até este tema pode mudar durante a reformulação”, avisa Camila Araújo, ilustradora do projeto. Questionada sobre o futuro do projeto, Camila diz que não existe limite. Enquanto a ideia der certo e tiver aceitação do público e das escolas, o projeto vai ser levado adiante. “Assim, pode ser que cada volume passe por uma etapa da História da Ciência, cronologicamente, até os dias atuais”, finaliza.

Como obter um exemplar?

O exemplar impresso de “Astronomia & Mecânica Clássica” só será entregue aos apoiadores que financiaram o projeto através do Catarse. Após a entrega, todos os exemplares que sobraram serão doados para escolas e bibliotecas. “Ainda estamos enviando as recompensas. Só depois que tivermos todas elas destinadas, vamos avaliar quantas sobraram e separar as que serão doadas”, diz Camila.

Entretanto, a equipe avalia uma forma de viabilizar uma reimpressão e dar uma oportunidade àqueles que não participaram do financiamento à obter um exemplar.

Se você quer ler o primeiro capítulo de “Astronomia & Mecânica Clássica”, clique aqui.

A equipe do projeto “História da Ciência em Quadrinhos” é formada, atualmente, pelos ilustradores Breno Barbosa, Camila Araújo e Josiane Ferreira, pela roteirista Larissa Perdigão e coordenado pelos professores Sávio Corrêa e Tiago Lima, da UFOP, que também são responsáveis pelo roteiro. Apesar de o processo criativo ser desenvolvido por toda a equipe, o volume “Astronomia e Mecânica Clássica” foi escrito por Tiago Firmo e ilustrado pela Camila Araújo.


História da Ciência em QuadrinhosUniversidade Federal de Ouro Preto

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *