SBPC convoca a terceira edição da Marcha Pela Ciência no Rio de Janeiro

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) junto a associações de docentes e sindicatos de servidores convocam todos os pesquisadores, pós-graduandos, professores, toda a comunidade acadêmica e não-acadêmica para a Terceira Edição da Marcha Pela Ciência no Rio de Janeiro, que será realizada no dia 11 de novembro, às 15:30h, na praça Mauá, bem em frente ao Museu do Amanhã.

Mas o que é a Marcha Pela Ciência?

A Marcha Pela Ciência é um movimento que luta por mais visibilidade e credibilidade para os cientistas, além da valorização da ciência pelas entidades políticas.

A 1ª Marcha Pela Ciência ocorreu no dia 22 de abril de 2017 em 610 cidades pelo mundo. Desde a primeira edição internacional, outras edições ocorreram em diferentes cidades do Brasil lutando contra os constantes cortes dos recursos na área da Ciência e Tecnologia.

A 3ª edição da Marcha Pela Ciência

De acordo com a proposta apresentada pelo governo estadual à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA), os recursos para a área de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro serão reduzidos em 48% em 2018. A previsão passou de R$ 364 milhões, em 2017, para R$ 189 milhões, em 2018.

Por outro lado, a proposta do governo federal para o orçamento do país, em 2018, faz cortes drásticos nos recursos fazendo com que eles sejam cerca de um quarto apenas do que se tinha alguns anos atrás. Na área da educação, tanto no nível estadual quanto federal, os cortes são também muito grandes.

O Secretário Regional da SBPC-RJ e professor da UFRJ, Leandro Lobo, preocupa-se: “Investimento científico e tecnológico podem promover o avanço da indústria e nos ajudar a sair da crise. Nosso governo vai na contramão e promove cortes sistemáticos em C&T. Enquanto isso não mudar, continuaremos dependentes e consumidores de tecnologia importada”.

A terceira edição da Marcha Pela Ciência surge como um último recurso de 2017 para pressionar o governo estadual e o governo federal, e especialmente os parlamentares estaduais e federais, a colocarem mais recursos orçamentários para a C&T e para a educação durante os anos seguintes. Assim sendo, é importantíssimo a presença do maior número possível de apoiadores da causa. E não será somente no Rio de Janeiro que ocorrerá a Marcha Pela Ciência, a SBPC convidou todos os estados a realizarem atividades da Marcha Pela Ciência no Brasil nesse mês de novembro.

As questões levantadas na terceira edição da Marcha Pela Ciência são:

  • Revisão dos recursos para ciência e tecnologia no Estado do Rio de Janeiro previstos na LOA 2018
  • A garantia do pleno funcionamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisas;
  • A garantia da continuidade de bolsas de estudo e políticas de permanência para estudantes nas universidades, especialmente cotistas;
  • A retomada de investimentos em ciência e tecnologia, pelo governo federal, nos mesmos patamares de 2014;
  • A revogação da Emenda Constitucional 95;

Informações do evento:

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1535717029844574/
>> Local: Praça Mauá, em frente ao Museu do Amanhã, no centro do Rio
>> Trajeto: Faremos uma caminhada até a praça XV
>> Data: 11/11/2017 às 15:30h

 

ORGANIZAÇÃO:

 

 

Você também poderá gostar:

comentários

Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: