5 aplicativos para ajudar nos estudos de ciências

Nos dias atuais, os professores não podem se limitar somente aos livros para auxiliar no ensino de seus alunos. Existem diversos recursos que podem ser explorados para complementar a didática do professor e mostrar uma abordagem um pouco diferente, trabalhando o lúdico e a criatividade dos alunos.

Entre esses recursos, temos os mais clássicos como gibis, revistas, alguns boardgames e materiais audiovisual – filmes, documentários e músicas; e, nos dias atuais, temos recursos mais tecnológicos, como os smartphones, tablets e televisões interativas. Junto à era dos Smarts e tablets, veio a possibilidade de fazer praticamente qualquer coisa com um celular, mais por conta do aumento da sua capacidade operacional e a existência dos mais diversos aplicativos.

Portanto, reunimos 5 aplicativos que podem ajudar alunos que querem ir além da sala de aula e professores que querem ir além dos livros nos estudos de anatomia, microbiologia, biologia celular, hematologia e astronomia.

 

1. Human Body VR 3D – Mozaik Education

É um app que te permite explorar o corpo humano desde a pele até os diversos sistemas que ela tem: sistema muscular, esquelético, gastrointestinal, respiratório, cardiovascular, linfático, urinário, reprodutivo, nervoso e hormonal.

Além do visual tridimensional, que possibilita uma exploração mais lúdica de todos esses sistemas, o app disponibiliza um menu que contém informações, um pequeno exercício e uma animação sobre o corpo humano. O aplicativo possui conteúdo básico, uma vez que não se aprofunda nos diversos componentes de cada sistema mas compensa nas ilustrações em 3D.

O bom do app é que ele está disponível em diversos idiomas, inclusive o português e apesar da animação ser narrado em português de Portugal, isso não compromete o entendimento. Human Body VR 3D está disponível nas versões feminina e masculino.

 

2. Bacteria VR 3D – Mozaik Education

A mecânica de Bacteria VR 3D é parecida com o app do Human Body, até porque é a mesma agência que desenvolveu os dois apps.

No app Bacteria podemos explorar as três morfologias clássicas de bactérias – esférica, bastonete e espiral – de forma tridimensional. Cada morfologia vem com exemplos de bactérias que possuem a forma em questão, sendo, em geral, patogênicas. Além da morfologia traz também a anatomia de uma bactéria modelo e uma pequena explicação sobre as diferenças entre parede celular de Gram-positiva e Gram-negativa.

Assim como o Human Body, Bacteria possui um pequeno exercício e uma animação de 3 minutos que explica muito além do que simplesmente a morfologia.  Apesar do app ter a versão disponível em português, a animação é narrada em inglês.

 

3. Cell World – VIEW

Nesse aplicativo é possível explorar uma célula eucariótica tridimensionalmente. A célula eucariótica é aquela encontrada em animais, plantas e fungos. Porém a célula usada nesse app é o modelo de uma célula humana.

Além da imersão do usuário no mundo celular, o aplicativo te oferece uma identificação de cada componente celular e uma explicação de suas funções, em texto e áudio. Infelizmente os textos e áudios são em inglês, porém o conteúdo é de ótima qualidade.

 

4. Células do Sangue – Biomedicando app

Células do Sangue é um aplicativo nacional com o intuito de ser usado por estudantes e profissionais da biomedicina e áreas afins. O aplicativo é simples e traz uma série de imagens microscópicas de eritrócitos, macrófagos, neutrófilos e outras células encontradas no sangue, assim como suas características particulares: tamanho, nucléolos, cromatina, cor do núcleo e do citoplasma.

No menu, ainda podemos encontrar valores de referência para eritrograma, leucograma e contagem de plaquetas.

 

 

 

 

5. Solar Walk – Vito Technology

Solar Walk lite é um aplicativo de exploração do sistema solar. Além de informações e diversas curiosidades sobre os planetas, seus satélites naturais, asteroides, cometas e nossa estrela-mor, o Sol, ele traz uma galeria de imagens de cada astro.

O app é bem intuitivo, bonito de se explorar e chega a simular as órbitas em tempo real. As informações tem curadoria da Agência Espacial Europeia e também conta com um redirecionamento para o Wikipédia.

Dentre os aplicativos de exploração do sistema solar, o Solar Walk foi o que mais se  aproximou da realidade da escala de distância e tamanho dos astros.

 


Recomendamos esses aplicativos para serem usados como um recurso de apoio visual no temas anatomia, microbiologia, biologia celular, hematologia e astronomia; ou até mesmo para iniciar os estudos em algum desses temas.

Lembrando aos alunos que nada substitui um bom livro e as orientações do seu professor, pois cada aplicativo possui limitações da própria tecnologia quanto ao conhecimento que está sendo transmitido.

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *