Filmes de ficção científica que foram indicados ao Oscar!

A Premiação mais importante do cinema está chegando! O Oscar 2018 vai acontecer no dia 4 de março e para o pré Oscar separamos alguns filmes de ficção cientifica que já foram indicados ao prêmio! No total, já foram indicados 143 filmes de ficção cientifica, entre eles também se encontram produções até com remota ficção-cientifica, como por exemplo filmes de fantasia e super-heróis. Confira a lista!

2000  – MATRIX

Vencedor por Melhor Edição, Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Sonoros e Melhores Efeitos Visuais

Dirigido por: Lana e Andy Wachowski

Sinopse: Um grupo liderado por Morpheus está atrás do – One – que, diz a profecia, libertará humanidade da escravidão das máquinas. Para isso, esse “One” terá de escolher deixar tudo para trás e conhecer o que é o mundo real.

Tema Científico: inteligência artificial; universo holográfico

Disponível na Netflix

2000 – O homem Bicentenário

Indicado a Melhor Maquiagem

Dirigido por: Chris Columbus

Sinopse: Um robô doméstico incorpora características humanas e emoções da família para quem trabalha há 200 anos. Um dia, um mecânico diz ao andróide que pode existir uma maneira de transformá-lo em um ser humano.

Tema Científico: inteligência artificial

 

2002 – A.I. Inteligencia Artificial

Indicado por Melhores Efeitos Visuais e Melhor Trilha Sonora

Dirigido por: Steven Spielberg

Sinopse: O primeiro menino-robô programado para amar, David, é adotado por um funcionário da Cybertronics e sua esposa. Apesar de aos poucos ele ir se tornando o filho do casal, uma série de circunstâncias inesperadas dificulta a vida de David. Sem a total aceitação dos humanos ou das máquinas, o menino-robô embarca em uma jornada para descobrir seu verdadeiro mundo.

Tema Científico: inteligência artificial

 

 

2005 – Eu, Robô

Indicado a Melhores Efeitos Visuais

Dirigido por: Alex Proays

Sinopse: Em 2035, é comum robôs serem usados como empregados e assistentes dos humanos. Para manter a ordem , esses robôs possuem um código de programação que impede a violência contra humanos, a Lei dos Robóticos. Quando Dr. Miles aparece morto e o principal suspeito é justamente um robô, acredita-se na possibilidade de que os robôs tenham encontrado um meio de desativar a Lei dos Robóticos.

Tema Científico: inteligência artificial

Disponível na Netflix

 

2009 – WALL-E

Vencedor de Melhor Animação e Indicado a Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original e Melhor Roteiro Original

Dirigido por: Andrew Stanton

Sinopse: WALL-E, abreviação de Waste Allocation Load Lifter Earth-class, é o último robô deixado na Terra. Ele passa o dia arrumando o lixo do planeta. Mas por 700 anos, WALL-E desenvolveu uma personalidade e é mais do que um robô. Ao avistar Eve, uma sonda mecânica em missão à Terra, ele se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.

Tema Científico: Sustentabilidade, Vida no espaço, Inteligência Artificial

2012 – Planeta dos Macacos : A Origem

Indicado a Melhores Efeitos Visuais

Dirigido por: Rupert Wyatt

Sinopse: Uma experiência científica resulta em um chimpanzé com uma inteligência superior que acaba liderando uma rebelião contra os humanos para dominar o planeta Terra.

Tema Científico: manipulação genética/terapia gênica

Temos um post falando sobre A Ciência por trás de da trilogia Planeta dos Macacos! 

 

 

 

2014 – Ela

Vencedor de Melhor Roteiro Original e Indicado a Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção de Arte e Melhor Canção Original

Dirigido por: Spike Jonze

Sinopse: Em Los Angeles, o escritor solitário Theodore desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível, chamada Samantha.

Tema Científico: inteligencia artificial e avanço tecnológico

Disponível na Netflix

2014 – Gravidade

Vencedor de Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Mixagem de Som e Indicado a Melhor Filme, Melhor Direção de Arte e Melhor Atriz

Dirigido por: Alfonso Cuáron

Sinopse: Dra. Ryan Stone e o astronauta Matt Kowalsky trabalham juntos para sobreviver depois que um acidente os deixa completamente à deriva no espaço, sem ligação com a Terra e sem esperança de resgate.

Tema Científico: viagem espacial

 

2015 – Interestelar

Vencedor de Melhores Efeitos Visuais e Indicado Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Direção de Arte 

Dirigido por: Christopher Nolan

Sinopse: As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.

Tema Científico: viagem espacial, astronomia, física

 

2016 – Ex – Machina: Instinto Artificial

Indicado a Melhores Efeitos Visuais e Melhor Roteiro Original 

Dirigido por: Alex Garland

Sinopse: Um jovem programador chamado Caleb ganha um concurso e recebe a oportunidade de testar uma inteligência artificial criada por Nathan, um brilhante e recluso bilionário. Mas conforme os testes progridem, Caleb descobre que essa inteligência artificial é tão sofisticada e imprevisível que ele não sabe mais em quem confiar.

Tema Científico: inteligência artificial

 

Disponível na Netflix

2016 – Perdido em Marte

Indicado a Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Direção de Arte

Dirigido por: Ridley Scott

Sinopse: Durante uma missão a Marte, o astronauta americano Mark Watney é dado como morto e deixado para trás. Mas Watney ainda está vivo. Contra todas as probabilidades, ele procura uma maneira de entrar em contato com a Terra.

Tema Científico: viagem espacial, botânica

Talvez você se interesse por: Fazendo comida espacial com cocô espacial (ou quase isso)

Você também poderá gostar:

comentários

Luiza Toledo

Formada em Ciência Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ (2016), atualmente faz mestrado na FIOCRUZ em Saúde Publica e Meio Ambiente, na área de gestão e saneamento ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top 10 mais lidas

%d blogueiros gostam disto: