Como ler um artigo científico: 4 passos

A leitura de um artigo cientifico é diferente de outros tipos de leitura, como romances,  reportagens, histórias e etc. A leitura de um artigo científico deve ser eminentemente crítica, cabendo ao leitor uma avaliação do que se  está lendo. Uma leitura as pressas de uma artigo não extrai todas as informações necessária que ele pode nos passar. Por isso separamos 4 passos que irá auxiliar a leitura de um artigo.

Primeiro passo – Leitura Superficial

A primeira coisa que devemos fazer ao ler um artigo científico é  ler seu titulo, palavras chaves e seu resumo, dessa forma, lendo atentamente esses três itens podemos entender a ideia geral do artigo, seus maiores achados e seus tópicos principais. Não pule o resumo dos artigos científicos! 

Após a leitura cuidadosa desses 3 itens, vamos ler o artigo pela primeira vez. Nessa primeira leitura não há necessidade de fazer anotações, apenas preste atenção nos termos e expressões que você não está familiarizado para esclarece-los para a próxima leitura. Fique atento também nos tópicos apresentados nos artigos de referências e na data de publicação; para várias pesquisas, artigo mais recentes são mais relevantes.

Segundo passo – Releitura aprofundada

Releia o artigo e tente responder essas perguntas a si mesmo:

– Qual o objetivo do estudo?

– Qual a hipótese do estudo?

– Quais são os métodos utilizados ou qual o delineamento do estudo?

– Esses métodos são adequados para tal estudo?

– Quais são os resultados?

– Quais fatores que podem afetar esse resultado?

Devemos lembrar que o meio cientifico é amplo e existe publicações de artigos científicos em várias áreas, e para cada área existem tipos de perguntas importantes a serem feitas. Por exemplo: se vamos falar sobre estatística saber se a amostra utilizada é representativa da população estudada é muito importante. Entretanto, as questões acima já vão ajudar a interpretação do artigo.

Obs: se você não é familiarizado com algum conceito encontrado no artigo faça uma busca na literatura para entende-lo

Terceiro passo – Interpretação

Entenda todos os gráficos, tabelas e imagens do artigo. E correlacione os dados escritos ao longo do texto com suas figuras. Ao ler os resultados e a discussão, procure por pontos chaves, como: problemas a serem resolvidos, limitações do estudo e etc. Verifique também quais foram os novos achados do artigo. E se ele corrobora ou vai contra a outros estudos. Tenha certeza que você destrinchou todos os pontos chaves do artigo, se não, leia mais uma vez!

Quarto passo – Resumo

Por fim, faça notas do artigo! Isso fará com que o entendimento do artigo se torne mais eficiente e ajudará a lembrar os pontos chaves.

Você também poderá gostar:

comentários

Luiza Toledo

Formada em Ciência Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ (2016), atualmente faz mestrado na FIOCRUZ em Saúde Publica e Meio Ambiente, na área de gestão e saneamento ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: