Imunoterapia: na fronteira entre ciência e tratamento – Microbiando

Compartilhe Ciência
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Credito da imagem: Rita Elena Serda, Duncan Comprehensive Cancer Center at Baylor College of Medicine, National Cancer Institute, National Institutes of Health

O episódio 31 é especial e contamos com a participação de 6 “repórteres” especiais, os ImunoBirds!! Fruto de uma ação da Comunicação da SBI – Sociedade Brasileira de Imunologia durante o congresso realizado neste ano de 2019, o Immunotherapy, que estimulou esse grupo de estudantes a postar as novidades do evento no Twitter.

Eles também estavam interessados em experimentar novas mídias e participaram do primeiro curso de Podcast: do roteiro ao fone no congresso da SBI!! Assim, temos 6 novos e incríveis podcasters que trouxeram as suas impressões de algumas conferências que aconteceram durante o Immunotherapy 2019!!! Confiram está muito legal!!!

O Marcelo Pires Amaral – Doutorando da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP): Nos contou sobre o trabalho do Dr. Bernardo Frankilin, pesquisador brasileiro, que atualmente trabalha na universidade de Bonn na Alemanha, cuja conferência foi intitulada “Platelets fuel the inflammasome activation of innate immune cells”. 

A Larissa Vasconcelos Fontes – Doutoranda da Fiocruz/RJ: Nos falou sobre os trabalhos do Dr. Scott Snapper, pesquisador da universidade de Harvard nos Estados Unidos. A sua conferência era intitulada “Cytokines, cytokine signaling and inflammatory bowel disease: Novel mechanisms and therapeutic implications through the study of rare diseases” e ele fala sobre os seus principais projetos envolvendo doenças raras.

A Paula Marchiante – Graduanda em Biologia na UNIFESP: Nos contou sobre o trabalho da Dra. Eliane Piaggio do Instituto Curie na França. A Dra. Elaine apresentou a conferência “Immune landscape of rhabdoid tumors: Non-genetic mechanisms of tumor immunogenicity”, que tratou de explicar possíveis vias a serem exploradas pela imunoterapia. 

A Camila Cataldi de Alcantara – Doutoranda da Universidade Estadual de Londrina: Nos falou sobre o trabalho do Dr. Luis Eduardo Coelho pesquisador da USP, que apresentou a conferência intitulada ”Pre-autoimmunity: A unique opportunity for understanding and modulating autoimmune diseases”. Ela nos conta como é possível antecipar o diagnóstico de doença autoimune.

A Carina Heusner Gonçalves de Sousa – Mestranda da Fiocruz/RJ: Nos trouxe o trabalho do Dr. Minsoo Kim da universidade de Rochester nos Estados Unidos. Ele apresentou a conferência intitulada “Initiation and resolution of neutrophil response during infection” que teve um ar futurista incrível! Mas, a Carina nos conta como os neutrófilos estão envolvidos no recrutamento de linfócitos T CD8+.

Você pode ouvir os episódios do Microbiando através do iTunes, Spotify, Google Podcast, TuneIn e outros aplicativos de podcast

Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Gabriel Siqueira
  3. Masashi C. Inoue
  4. Celia Campos Tobaldini-Mansbach
  5. Eduarda Moura

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!


Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *