Está chovendo vírus e bactérias! – Microbiando

Compartilhe Ciência
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No sétimo episódio do Podcast Microbiando, discutimos a possibilidade de bilhões de vírus e bactérias serem transportados pelo ar, mais precisamente pela atmosfera.

O artigo “Deposition rates of viruses and bacteria above the atmospheric boundary layer”, em português “Taxas de deposição de vírus e bactérias acima da camada limite da atmosfera”, foi publicado esse ano (2018), no “International Society for Microbial Ecology Journal”, que pertence ao grupo da “Nature”. Além do grupo de pesquisadores terem avaliado a taxa de deposição de vírus e bactérias, avaliaram também a origem das massas de ar (marinha vs. saariana), as condições meteorológicas e como o tamanho do aerossol afetam as taxas de deposição desses microrganismos.

No microlitros de notícias, nossos alunos falaram sobre um produto cicatrizante em teste produzido por brasileiros; vamos ouvir em primeira mão a descoberta de uma associação entre procariotos multicelulares magnetotáticos com outras espécies em ambiente natural. E na Filogenia da ciência, vamos conhecer mais sobre a vida de Louis Pasteur.

 

Tópicos comentados nesse episódio

Referências desse episódio

2018. Isabel Reche, Gaetano D’Orta, Natalie Mladenov, Danielle M. Winget e Curtis A. Suttle. Deposition rates of viruses and bacteria above the atmospheric boundary layer.  The ISME Journal.

2018. Maria Fernanda Ziegler. Curativo com alto poder cicatrizante é feito da proteína do abacaxi. Agência FAPESP

2016. Juliano Brisola e A. Tischer.Comparação de celulose e nanocelulose bacteriana produzidas em diferentes substratos. II Congresso Paranaense de Microbiologia – Simpósio Sul-Americano de Microbiologia Ambiental.

2018. Leão, P., Gueiros-Filho, F. J., Bazylinski, D. A., Lins, U. e Abreu, F. Association of magnetotactic multicellular prokaryotes with Pseudoalteromonas species in a natural lagoon environment. Antonie van Leeuwenhoek.

Institut Pasteur – History.

Biography – Louis Pasteur

Biography Online – Pasteur

 

Sobre o Podcast Microbiando

A ideia do Microbiando é discutir artigos científicos de ponta em todas as áreas da microbiologia e imunologia. Vamos utilizar uma linguagem bem acessível para destrinchar esses artigos para vocês, mas sem perder o rigor científico e analítico necessário para essa tarefa.

Além de discutir artigos nós teremos o quadro Microlitros de Notícias, onde nossos microbiologistas e imunologistas de plantão irão abordar pequenas reportagens e trazer novidades para vocês. No quadro filogenia da Ciência vamos contar um pouco sobre a vida de grandes personalidades que revolucionaram a Microbiologia e Imunologia com suas descobertas.

Você pode nos ouvir no Spotify, Google Podcast, Player FM, Podcast Addict, CastBox, Blubrry PodcastingiTunes e outros agregadores de podcasts.

 

Contatos

E-mail: microbiando@micro.ufrj.br

 

Expediente

  • Produção Geral: Eduardo Volotão
  • Hosts: Eduardo Volotão
  • Equipe de Pauta/Gravação: Ana Carolina de Oliveira, Eduardo Volotão, Juliana Echevarria, Leandro Lobo, Rosana Ferreira, Sidcley Lyra, Amanda Alves, Cecília Vieira, Gabriel Martins e Isabella Campelo.
  • Edição: Hugo Marins/NNOTEM (Núcleo de Novas Tecnologias e Mídias/IBCCF)
  • Trilha Sonora: Daniel Vasquez

O podcast Microbiando tem o apoio do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos da UFRJ. Além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Sociedade Brasileira de Imunologia, da Sociedade Brasileira de Microbiologia e do site de divulgação científica A Ciência Explica.

Você também poderá gostar:

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *