Microbiando #9 – Corra bactéria, corra!

O artigo que discutimos nesse episódio se chama “Response of Gut Microbiota to Metabolite Changes Induced by Endurance Exercise”, ou seja “Resposta da Microbiota intestinal a mudanças metabólicas induzidas por exercícios intensos”, mais especificamente uma meia-maratona e foi publicado em abril de 2018 na Frontiers in Microbiology, por um grupo chinês da Third Military Medical University. Resumidamente o que os autores fizeram foi comparar a microbiota intestinal de corredores antes e depois de correr uma meia-maratona.

No Microlitros de Notícias vamos saber sobre as novidades na identificação de microrganismos pela técnica de MALDI TOF; As dificuldades de se estudar infecções nas membranas fetais com uma breve entrevista do pesquisador Dr. Dave Aronoff da Vanderbilt University; e a descoberta de resistência em Aeromonas à baixas concentrações de antibióticos.

Na Filogenia da Ciência, teremos a vida e pesquisa do microbiologista Robert Koch, esse mesmo… o do Postulado de Koch.

 

Tópicos comentados nesse episódio

  • Microbiota intestinal
  • Alteração da Microbiota induzida por exercícios intensos
  • Meia-maratona
  • Identificação de microrganismos
  • MALDI TOF
  • Membranas fetais
  • Dave Aronoff
  • Instrumented Fetal Membrane on a Chip (IFMOC)
  • Resistência à baixas concentrações de antibióticos
  • Robert Koch
  • Postulado de Koch
  • Antraz

 

Referências desse episódio

2018.Zhao X, Zhang Z, Hu B, Huang W, Yuan C e Zou L. Response of Gut Microbiota to Metabolite Changes Induced by Endurance Exercise.

2018.  Vrioni G, Tsiamis C, Oikonomidis G, Theodoridou K, Kapsimali V e Tsakris A. MALDI-TOF mass spectrometry technology for detecting biomarkers of antimicrobial resistance: current achievements and future perspectives. ATM.

2009. Piseth Seng, Michel Drancourt, Frédérique Gouriet, Bernard La Scola, Pierre-Edouard Fournier, Jean Marc Rolain e Didier Raoult. Ongoing Revolution in Bacteriology: Routine Identification of Bacteria by Matrix-Assisted Laser Desorption Ionization Time-of-Flight Mass Spectrometry. Clin Infect Dis.

2017. Gnecco JS, Anders AP, Cliffel D, Pensabene V, Rogers LM, Osteen K e Aronoff DM.  Instrumenting a Fetal Membrane on a Chip as Emerging Technology for Preterm Birth Research. Curr Pharm Des.

2010. Blevins SM, Bronze MS. Robert Koch and the ‘golden age’ of bacteriology.

2010. Sociedade Brasileira de Microbiologia. Robert Koch: grande descobridor de pequenas bactérias.

Biblioteca Virtual em Saúde Adolpho Lutz. Robert Koch.

Noel Prize.org. Robert Koch – Biographical

 

Sobre o Podcast Microbiando

A ideia do Microbiando é discutir artigos científicos de ponta em todas as áreas da microbiologia e imunologia. Vamos utilizar uma linguagem bem acessível para destrinchar esses artigos para vocês, mas sem perder o rigor científico e analítico necessário para essa tarefa.

Além de discutir artigos nós teremos o quadro Microlitros de Notícias, onde nossos microbiologistas e imunologistas de plantão irão abordar pequenas reportagens e trazer novidades para vocês. No quadro filogenia da Ciência vamos contar um pouco sobre a vida de grandes personalidades que revolucionaram a Microbiologia e Imunologia com suas descobertas.

Você pode nos ouvir no Spotify, Google Podcast, Player FM, Podcast Addict, CastBox, Blubrry PodcastingiTunes e outros agregadores de podcasts.

 

Contatos

E-mail: microbiando@micro.ufrj.br

 

Expediente

  • Produção Geral: Rosana Ferreira
  • Hosts: Rosana Ferreira
  • Equipe de Pauta/Gravação: Cláudia M. d’Avila-Levy, Juliana Echevarria, Leandro Lobo, Mateus Godoy, Rosana Ferreira, Sidcley Lyra, Cecília Vieira, Gabriel Martins, Gustavo Meira, Michel Leon e Úrsula Lopes.
  • Edição: Hugo Marins/NNOTEM (Núcleo de Novas Tecnologias e Mídias/IBCCF)
  • Trilha Sonora: Daniel Vasquez

 

O podcast Microbiando tem o apoio do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes e do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, ambos da UFRJ. Além da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Sociedade Brasileira de Imunologia, da Sociedade Brasileira de Microbiologia e do site de divulgação científica A Ciência Explica.

Você também poderá gostar:

comentários

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *