Picanha mal passada, com sialidade – Microbiando

Compartilhe Ciência
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

No episódio de hoje vamos falar sobre uma paixão nacional e a influência da microbiologia sobre ela, o churrasco!

Falaremos sobre o Trabalho “Gut bacteria responding to dietary change encode sialidases that exhibit preference for red meatassociated carbohydrates.” publicado na Nature Microbiology, desenvolvido pelo Frederico Alisson-Silva, da UFRJ, em parceria com pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego e apresenta a possibilidade de usar as enzimas bacterianas, chamadas sialidases, para limpar nossos tecidos e remover um carboidrato específico da carne vermelha, potencialmente danoso para os humanos, antes de ser consumida.

No microlitro de notícias, falaremos sobre um grande passo na direção de uma vacina universal contra a gripe e um novo tipo de antibiótico para combater superbactérias.

No filogenia de hoje, vamos falar sobre duas cientistas, a Jennifer Doudna e Emmanuelle Charpentier, que colaboraram para uma das descobertas mais quentes da última década, a edição de genomas com CRISPR

Acesse a transcrição desse episódio!

Você pode ouvir os episódios do Microbiando através do iTunes, Spotify, Google Podcast, TuneIn e outros aplicativos de podcast

Apoiadores do A Ciência Explica

  1. Leandro Lobo
  2. Gabriel Siqueira
  3. Masashi C. Inoue
  4. Celia Campos Tobaldini-Mansbach
  5. Eduarda Moura

Obrigado por nos apoiarem através do financiamento coletivo!

Apoie você também e ganhe recompensas, como canecas, bottons, adesivos e livros exclusivos.

Não pode ajudar financeiramente? Siga nossas redes sociais e compartilhe nossas matérias com seus amigos!

Você também poderá gostar:

About Sidcley Lyra

Formado em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela UFRJ no ano de 2017. Tenho experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental. Além dos estudos que resultou no TCC, participei de alguns projetos de popularização da ciência, como o Cineclube Biofilme e o Ciência em Jogo.

View all posts by Sidcley Lyra →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *